Guia ALKE' para a compra de viaturas elétricas

Guia para a compra de viaturas elétricas

Se estiver a pensar em comprar uma viatura elétrica ou simplesmente quiser saber um pouco mais, nesta página encontrará ajuda para obter informações mais claras sobre este tipo de veículos que estão a expandir o seu share de mercado dia após dia.
 

 

 

Guia para a escolha de viaturas elétricas

 

Onde comprar veículos elétricos

Os fabricantes de veículos elétricos são cada vez mais numerosos: alguns complementam a sua gama com viaturas com esta motorização, enquanto outros produzem exclusivamente elétricos, como a ALKE'. Desta forma, comprar um elétrico já não é tão complexo como há alguns anos, porque encontrá-lo nos concessionários locais tornou-se cada vez mais fácil. Nem todos têm modelos elétricos em exposição, mas em alguns casos podem ser encomendados. Em geral, todos os principais fabricantes oferecem pelo menos um modelo de viatura elétrica ou híbrida, consequentemente a variedade de escolha é bastante ampla. Além da opção de onde comprar a viatura elétrica, se deve também considerar o local onde será utilizada, para se certificar de que exista um centro de assistência técnica nas proximidades, uma vez que nem todos os mecânicos são capazes de fazer a manutenção de veículos elétricos ou híbridos.
Outra coisa muito útil para a compra é o test-drive, ao que permite ver concretamente a economia de combustível e a autonomia.

 

Concessionário - Revendedor de veículos elétricos

 

Recarga e autonomia

O carregamento de veículos elétricos pode ser feito através das colunas ou mesmo utilizando a rede elétrica doméstica, embora para um carregamento otimizado seria ideal utilizar uma tomada industrial. É preferível recarregar à noite para ter o veículo sempre pronto a ser utilizado. Os tempos de carregamento podem variar muito dependendo da fonte de alimentação (rede doméstica, colunas, etc.) e do tipo de bateria. No caso da linha ATX da ALKE', por exemplo, é possível recarregar totalmente um utilitário em 1:30 h com o sistema de carregamento rápido, se o veículo estiver equipado com baterias de lítio. A autonomia de uma viatura elétrica, ou seja, quantos quilómetros pode percorrer com uma carga completa, pode variar de acordo com vários fatores: carga, configuração, tipo de percurso e condução, frio ou calor. Em qualquer caso, nos últimos anos a autonomia garantida pelos veículos de tração totalmente elétrica aumentou consideravelmente. No caso dos utilitários da ALKE', o alcance máximo é de 200 km. Outro fator que aumenta a sua autonomia é a recuperação de energia durante a travagem.

 

Recarga viatura elétrica

Recarga viatura elétrica

Tomada para recarga

Tomada para recarga

Tomada industrial - Recarga

Tomada industrial - Recarga

 

Vantagens e desvantagens em comparação com os veículos a diesel e gasolina

Os veículos elétricos têm custos de combustível muito mais baixos (menos de um quinto do custo daqueles a gasolina por quilómetro) do que as viaturas a gasolina ou a diesel. Outro fator que tem certamente um peso significativo na escolha de um veículo elétrico são os incentivos governamentais que permitem uma redução nos custos no momento da compra, seguros e muito mais. Além disto, existem também as ações dos governos locais que permitem na maioria dos casos o estacionamento gratuito e o livre acesso às zonas de tráfego limitadas para os elétricos. Um ponto que é frequentemente visto como negativo em relação aos veículos elétricos é a poluição causada pela fabricação da bateria de tracção, mas as baterias hoje em dia presentes no mercado também podem ser totalmente recicladas. Os custos de manutenção dos veículos elétricos são muito inferiores aos dos veículos de combustão, e a condução é mais suave e confortável graças à transmissão automática e à ausência de ruídos.

 

Compra de veículos elétricos para o uso todo-o-terreno

 

Um veículo elétrico pode se adaptar às minhas necessidades?

Um veículo totalmente elétrico pode certamente servir-lhe em todas ou algumas das seguintes circunstâncias: fácil acesso a uma tomada de energia durante a noite ou a um ponto de carregamento de alto desempenho no local; se tiver um segundo veículo para viagens longas ou se as suas rotas forem em média médio-curtas; se quiser optar por utilizar um veículo amigo do ambiente, ou ainda melhor se puder utilizar energia "limpa" para carregá-lo; se precisar de um veículo com desempenho comparável aos 4x4 e capaz de encarar tranquilamente aplicações todo-o-terreno sem a emissão de gases poluentes e ruídos; e se for necessário uma viatura com homologação WLTP para a circulação em zonas urbanas, nas ruas e avenidas das cidades, ou ainda nas ZER,  sem nenhuma restrição de trânsito hoje bastante comuns aos veículos a combustão fóssil.

 

Guia rápido

Veículos elétricos Alke'
Guia rápido - Veículos elétricos Alke'

 

 

 

Se tiver alguma dúvida sobre acompra de viaturas elétricas da ALKE', escreva-nos, teremos todo o prazer em responder-lhe::





Dados processados em conformidade com o Decreto Legislativo 196/03 e o "GDPR" 2016/679

 

 

Topo