
Guia para o uso e manutenção de viaturas elétricas
Viaturas elétricas: Guia de utilização e manutenção

Como carregar viaturas elétricas
Isto parece óbvio, mas não é. O carregamento das baterias deve ser feito de preferência após a descarga, logo no final do dia de trabalho. Sempre as baterias devem ser recarregadas pelo menos uma vez por mês, mesmo quando o utilitário não estiver a ser utilizado, de modo a não causar danos nas próprias baterias, como acontece com todos os dispositivos elétricos.
É uma regra não deixar as baterias completamente descarregadas se quiser que elas durem mais tempo, e isto aplica-se a todos os dispositivos elétricos em geral, e não apenas aos utilitários ALKE'.

Utilização do travão motor
Utilizar o máximo possível o travão motor e não os travões: esta é a travagem regenerativa. Este é um dispositivo que oferece duas vantagens: recarrega as baterias (em alguns casos a autonomia aumenta até quase 30%) e a duração dos travões é definitivamente maior.
A energia produzida é utilizada para recarregar a bateria, sendo aconselhável (sempre que possível) desacelerar o pedal do acelerador sem utilizar os travões. Quanto maior for a desaceleração, maior será a energia enviada para a bateria. Esta é uma característica dos veículos elétricos.

Conduzir em declives íngremes
Na presença de declives particularmente difíceis (tanto em subida como em descida), é necessário deixar a engrenagem engatada. Ao conduzir em descida, se possível, reduzir a velocidade, diminuindo a pressão no acelerador. É recomendável não utilizar continuamente os travões, de modo a evitar um sobreaquecimento perigoso que reduziria a sua eficiência. Os veículos elétricos da ALKE' são capazes de enfrentar declives até 35%, entre os poucos da sua categoria.

Inspeção e manutenção de viaturas elétricas - As principais atividades
Os dados das viaturas são descarregados a partir do computador de bordo, incluindo as recargas efetuadas. | Esta atividade é feita para verificar se o veículo está a ser utilizado corretamente, especialmente em termos de recargas e se existem erros. |
Verificação das ligações elétricas. | Todas as ligações são verificadas, entre a bateria e o controlador, e entre o controlador e o motor. Além disso, para baterias de chumbo-ácido, as ligações entre uma bateria e outra são verificadas. |
Verificação de peças de desgaste. | No caso dos veículos elétricos da ALKE' faltam todas as partes mecânicas da caixa de velocidades e do variador, além disso, a gestão do motor é muito mais simples e limpa do que nos veículos de combustão tradicionais. Neste caso, as principais peças de desgaste são os travões e os rolamentos. |
Verificação de possíveis anomalias. | É efetuado um teste geral do veículo e o cliente é consultado se forem encontradas quaisquer anomalias. |
A demanda, tanto a manutenção normal como a extraordinária desta categoria de veículo, é decididamente inferior à dos veículos de combustão tradicionais, graças ao menor número de peças mecânicas e a um funcionamento mais simples.
Para aqueles que estão habituados a utilizar veículos a gasóleo/gasolina e não têm experiência na utilização de veículos elétricos, muitas vezes pode-se pensar que estes últimos são mais complicados de utilizar, mas, na verdade, não é assim, muito pelo contrário: ao seguir alguns pequenos truques a utilização de um veículo de tração elétrica é ainda mais fácil. No que diz respeito aos utilitários da ALKE', a manutenção anual deve ser realizada num centro de serviço autorizado. Ao efetuar a inspeção e manutenção regulares, se garante uma longa vida útil ao seu veículo. A manutenção de um veículo elétrico é muito simples, uma vez que reduz as atividades na oficina, e quando uma visita se torna essencial, minimiza o custo da intervenção. Algumas verificações podem ser feitas pelo usuário final, outras requerem um centro de serviço autorizado.