Guia para a uso e manutenção de viaturas elétricas da ALKE'

Guia para o uso e manutenção de viaturas elétricas

Ao contrário do que se pensa, para uma utilização correta dos veículos elétricos basta seguir algumas regras simples que explicaremos nesta página. Aqui encontrará um guia rápido para o uso de viaturas elétricas e da sua manutenção.
 

 

 

Como recarregar as viaturas elétricas

 

Como carregar viaturas elétricas

Isto parece óbvio, mas não é. O carregamento das baterias deve ser feito de preferência após a descarga, logo no final do dia de trabalho. Sempre as baterias devem ser recarregadas pelo menos uma vez por mês, mesmo quando o veículo não estiver a ser utilizado, de modo a não causar danos nas próprias baterias, como acontece com todos os dispositivos elétricos.
É uma regra não deixar as baterias completamente descarregadas se quiser que elas durem mais tempo, e isto aplica-se a todos os dispositivos elétricos em geral, e não apenas aos utilitários ALKE'.

 

Utilização do travão motor em veículos elétricos da ALKE'

 

Utilização do travão motor

Utilizar o máximo possível o travão motor e não os travões: esta é a travagem regenerativa. Este é um dispositivo que oferece duas vantagens:  recarrega as baterias (em alguns casos a autonomia aumenta até quase 30%) e a duração dos travões é definitivamente maior.
A energia produzida é utilizada para recarregar a bateria, sendo aconselhável (sempre que possível) desacelerar o pedal do acelerador sem utilizar os travões. Quanto maior for a desaceleração, maior será a energia enviada para a bateria. Esta é uma característica dos veículos elétricos.

 

Como conduzir um veículo elétrico em declives

 

Conduzir em declives íngremes

Na presença de declives particularmente difíceis (tanto em subida como em descida), é necessário deixar a engrenagem engatada. Ao conduzir em descida, se possível, reduzir a velocidade, diminuindo a pressão no acelerador. É recomendável não utilizar continuamente os travões, de modo a evitar um sobreaquecimento perigoso que reduziria a sua eficiência. Os veículos elétricos da ALKE' são capazes de enfrentar declives até 35%, entre os poucos da sua categoria.

 

Manutenção e inspeção de viaturas elétricas

 

Inspeção e manutenção de viaturas elétricas - As principais atividades

 

Os dados das viaturas são descarregados a partir do computador de bordo, incluindo as recargas efetuadas. Esta atividade é feita para verificar se o veículo está a ser utilizado corretamente, especialmente em termos de recargas e se existem erros.
Verificação das ligações elétricas. Todas as ligações são verificadas, entre a bateria e o controlador, e entre o controlador e o motor. Além disso, para baterias de chumbo-ácido, as ligações entre uma bateria e outra são verificadas.
Verificação de peças de desgaste. No caso dos veículos elétricos da ALKE' faltam todas as partes mecânicas da caixa de velocidades e do variador, além disso, a gestão do motor é muito mais simples e limpa do que nos veículos de combustão tradicionais. Neste caso, as principais peças de desgaste são os travões e os rolamentos.
Verificação de possíveis anomalias. É efetuado um teste geral do veículo e o cliente é consultado se forem encontradas quaisquer anomalias.

 

A demanda, tanto a manutenção normal como a extraordinária desta categoria de veículo, é decididamente inferior à dos veículos de combustão tradicionais, graças ao menor número de peças mecânicas e a um funcionamento mais simples.
Para aqueles que estão habituados a utilizar veículos a gasóleo/gasolina e não têm experiência na utilização de veículos elétricos, muitas vezes pode-se pensar que estes últimos são mais complicados de utilizar, mas, na verdade, não é assim, muito pelo contrário: ao seguir alguns pequenos truques a utilização de um veículo de tração elétrica é ainda mais fácil. No que diz respeito aos utilitários da ALKE', a manutenção anual deve ser realizada num centro de serviço autorizado. Ao efetuar a inspeção e manutenção regulares, se garante uma longa vida útil ao seu veículo. A manutenção de um veículo elétrico é muito simples, uma vez que reduz as atividades na oficina, e quando uma visita se torna essencial, minimiza o custo da intervenção. Algumas verificações podem ser feitas pelo usuário final, outras requerem um centro de serviço autorizado.

 

 

Se tiver dúvidas sobre autilização ou manutenção das viaturas elétricas da ALKE', escreva aqui uma mensagem:





Dados processados em conformidade com o Decreto Legislativo 196/03 e o "GDPR" 2016/679
Topo