5 erros a evitar quando se utiliza um veículo elétrico 5 erros a evitar quando se utiliza um veículo elétrico

5 erros a evitar quando se utiliza um veículo elétrico

Ao utilizar um veículo elétrico, é importante evitar alguns erros muito comuns para maximizar a sua eficiência e a duração da sua bateria. Neste artigo descrevemos os 5 erros mais comuns com que nos deparamos.

 

Não desligar o interrutor principal enquanto o veículo estiver a carregar

 

Desligar o interrutor principal do quadro elétrico enquanto o veículo está a carregar

Um erro muito comum é colocar o veículo elétrico em carga e desligar o interrutor geral do quadro elétrico enquanto este está a carregar. Nas grandes empresas, o operador coloca frequentemente o veículo em carga no final do dia de trabalho, para tê-lo operacional no dia seguinte. Normalmente, o interrutor principal do quadro elétrico também é desligado no final do dia e, por isso, pode acontecer que o veículo não esteja carregado e pronto a ser utilizado no dia seguinte. Por este motivo, recomenda-se que não se esqueça de utilizar tomadas específicas para carregar veículos elétricos, como os empilhadores. Em geral, deve ser evitado desligar o interrutor principal do quadro elétrico enquanto o veículo está a ser carregado, a menos que existam circunstâncias excecionais que exijam a intervenção de um eletricista ou de um técnico especializado.

 

Não deixe os pneus vazios

 

Deixar os pneus vazios - um erro a evitar

Manter a pressão correta dos pneus é importante para a eficiência e durabilidade do veículo. Deixar os pneus vazios pode reduzir a eficiência do veículo elétrico e diminuir a sua autonomia. A pressão dos pneus afeta a estabilidade do veículo, a sua manobrabilidade e a distância de travagem. Consequentemente, além da autonomia, manter a pressão correta dos pneus é importante também para o conforto de condução e, para isso, é fundamental verificá-la regularmente, normalmente uma vez por mês. A pressão correta dos pneus é especificada pelo fabricante do veículo e é normalmente indicada no manual do proprietário. Certifique-se de que utiliza um manómetro fiável para verificar a pressão e, se necessário, encher ou esvaziar os pneus conforme as especificações do fabricante. Além disso, é aconselhável verificar a pressão dos pneus quando as temperaturas exteriores mudam significativamente. Ao manter a pressão correta dos pneus, melhora a segurança, a eficiência e a durabilidade do seu veículo utilitário elétrico.

 

Não deixe a sua viatura elétrica descarregada durante meses

 

Deixar um veículo elétrico completamente descarregado durante meses

Deixar uma bateria completamente descarregada durante longos períodos pode causar uma deterioração irreversível das células da bateria, reduzindo a sua capacidade total, e isto pode levar a uma perda permanente da sua autonomia. Além disso, pode fazer com que ela envelheça mais rapidamente. As baterias dos veículos comerciais elétricos estão equipadas com sistemas de gestão da bateria (BMS), que impedem esta seja completamente descarregada ou sobrecarregada. No entanto, deixar uma bateria totalmente descarregada durante muito tempo pode comprometer o funcionamento do BMS. Se é previsto deixar o veículo elétrico parado durante um longo período (meses), siga as recomendações do fabricante. Estas podem incluir o carregamento da bateria até um determinado nível e a desativação de certas funções que podem consumir energia.

 

Regeneração da travagem do veículo elétrico ALKE'

 

Pouca ou nenhuma utilização da regeneração durante a travagem

A travagem regenerativa é uma vantagem dos veículos elétricos, permitindo a recuperação de energia durante a desaceleração e a travagem. Não utilizar esta função significa desperdiçar oportunidades de economizar energia. A utilização da travagem regenerativa numa viatura elétrica é recomendada por várias razões, incluindo a eficiência energética, a redução do desgaste dos travões convencionais e uma melhor experiência de condução. Ela converte a energia cinética do veículo em energia elétrica a ser armazenada na bateria. Quando a travagem regenerativa é ativada, o motor elétrico funciona como um gerador, diminuindo a velocidade do veículo e convertendo parte da energia cinética em energia elétrica. Este processo reduz a dependência dos travões mecânicos convencionais, que dissipam energia sob a forma de calor durante a travagem. Como resultado, a travagem regenerativa pode: aumentar a eficiência global do veículo utilitário elétrico, ser um fator que contribui para uma maior autonomia e, além disso, ser uma forma eficaz de maximizar a eficiência energética e contribuir para a recuperação de energia, contribuindo assim para uma maior autonomia e uma condução mais sustentável.

 

Efetuar sempre as revisões periódicas dos veículos comerciais elétricos

 

Não realizar a manutenção periódica

Infelizmente, é muito frequente que a manutenção periódica não seja feita. Ela é fundamental em qualquer tipo de veículo, incluindo aqueles elétricos, por várias razões: manutenção preventiva, segurança, eficiência, vida útil da bateria, garantia e redução de custos a longo prazo. A bateria é um dos componentes mais caros e críticos de um veículo elétrico. Durante a manutenção, o técnico pode verificar o estado da bateria, monitorizando a sua capacidade, tensão e temperatura. A deteção precoce de problemas na bateria pode evitar reparações ou substituições dispendiosas no futuro. Para a manutenção dos sistemas de carregamento, os veículos elétricos estão equipados com sistemas de carregamento complexos, incluindo o carregador de bordo. Cada viatura elétrica tem recomendações específicas do fabricante para manutenção e utilização mais eficiente. Certifique-se de que estas são seguidas cuidadosamente para garantir a durabilidade e a eficiência do seu veículo.

 

 

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