

Como calcular a inclinação de uma subida?
Um parâmetro muito importante na escolha do veículo elétrico ideal para o seu negócio é o cálculo da inclinação da subida, que ajuda a entender qual meio a zero emissões que se adapta melhor às subidas e ao terreno onde ocorre a operação.
Para calcular na prática o percentual de inclinção máxima superável é muito simples:
- Se percorro 100 centímetros e subo 30 centímetros o percentual de inclinação é de 30%.
- Coloque um bastão de 1 metro na horizontal e meça com um fio e uma bola de chumbo a distância entre o bastão e o solo no fim do metro.
- A inclinação máxima superável para veículos é medida em percentual.
- A inclinação em percentagem é diferente daquela em graus: uma subida de 100% têm 45º.

Inclinação em percentagem e em graus
Inclinação em percentagem | Inclinação em graus | Tipo de veículo |
5% | 2,86 graus | qualquer veículo elétrico |
10% | 5,71 graus | qualquer veículo elétrico |
15% | 8,53 graus | qualquer veículo elétrico |
20% | 11,31 graus | veículos elétricos Alke' |
25% | 14,04 graus | utilitários Alke' ATX 340E |
30% | 16,70 graus | Veículos elétricos ATX 320E |
35% | 19,29 graus | todo-o-terreno elètrico Alke' ATX 330E |
até 100% | até 45 graus | veículos todo-o-terreno 4x4 |

A inclinação máxima superável não é o único parâmetro importante.
É necessário considerar também o comprimento da subida: superar uma com distância entre 10 e 15 metros como, por exemplo, uma rampa de garagem ou mesmo dentro de um hospital é completamente diferente de encarar uma inclinação numa colina com centenas de metros de extensão.
Incrível: veja um todo-o-terreno elétrico da ALKE' em ação!
Veículos e subidas:
Frequentemente nossos clientes perguntam qual é o veículo elétrico que melhor se adapta às condições de terreno e de inclinação segundo aquilo que se apresentam nas suas respectivas operações. Veja abaixo quais modelos da linha ATX são apropriados para as mais diferentes aplicações:
Rampas de garagem | Os veículos elétricos Alke' ATX 310E e ATX 310E não enfrentam nenhum problema de performance nesta situação. |
Aterro do rio | Nestas condições os meios elétricos Alke' da linha ATX são capazes de subirem a inclinação sem dificuldades, mesmo partindo parados. |
Inclinações de até 35% em sítios industriais | Os utilitários elétricos Alke' ATX 340E representam a melhor opção neste caso. |
Subidas de dunas | Para os terrenos arenosos recomendamos os veículos elétricos Alke' off-road ATX 330E. |
Trilhas montanhosas com desnível de 400 m | Neste caso é necessário contar com um veículo preparado para aplicações todo-o-terreno, como o ATX 330E. |
Estradas de terras | A Alke' recomenda para aplicações em estradas de terra o veículo elétrico ATX 330E. |
Inclinações maiores de 40% | Neste caso são utilizados os veículos a gasóleo. |

Conselhos para encarar as subidas offroad
Além do percentual de inclinação da subida que o veículo tem de encarar, outro elemento importante é conhecer o terreno para avaliar o modelo ideal para a aplicação, uma vez que a estrada de terra apresenta mais dificuldades para a circulação do que aquelas pavimentadas.
Tipo de subida | Descrição |
Subidas asfaltadas | Este tipo de inclinação é a mais fácil de encarar porque a potência deve ser constante durante a subida. |
Inclinações em terrenos fora de estrada com buracos | A presença de buracos aumenta a inclinação e exige mais do veículo em termos de potência e torque. |
Subidas íngremes a escada | Os "lances" da escada nestas subidas aumentam a inclinação se são superiores a 7 cm. Neste caso é necessário a construção e instalação de binários para fazer com que a subida seja constante. |
Subidas íngremes com curvas. | A curva é um ponto crítico de uma subida, pois, é difícil de, através de um impulso, ganhar potência antes da inclinação. Logo, é necessário calcular a inclinação desta posição também. |