Veículos elétricos ATEX

Para ambientes potencialmente perigosos.

Veículos elétricos antideflagrantes Atex
Estes veículos foram desenvolvidos para operar em ambientes potencialmente perigosos, como indústrias químicas e petroquímicas, sítios de produção de petróleo e gás natural, na construção e manutenção de galerias, etc.
 

 

Atex - logotipo

Veículos elétricos com certificação ATEX: meios a zero emissões para operar em áreas de risco de explosão que necessitam da homologação ATEX, para poços petrolíferos e de extração de gás, túneis, indústrias químicas, entre outros.

 

Referências internacionais no setor ATEX:

BP
Statoil
Eni Saipem
Gasco
Petrochina
Chevron Phillips
ADCO
Sonatrach
 

 

Os veículos ATEX Alke': prontos para o trabalho nas zonas de alto risco de explosão

Os veículos elétricos antideflagrantes Alke' são utilitários projetos para atuarem nas condições mais duras e exigentes. Não é por acaso que eles trabalham há muitos anos em alguns dos ambientes mais difíceis e extremos do mundo, como nos países gelados do norte da Europa ou no calor intenso do deserto do Saara, ou ainda em outros locais no Oriente Médio e na África.
Os camiões elétricos antideflagrantes Alke' foram projetados para impedir, nas áreas de risco de explosão, a inflamação da atmosfera no momento em que estão a trabalhar, graças aos componentes especiais e certificados que são montados nestes veículos.
Para garantir a máxima qualidade e segurança, o projeto, o desenvolvimento e a produção de todos os veículos antideflagrantes de Alke' são realizados inteiramente na Itália, além de contar com os melhores componentes vindos da Europa e da América do Norte.

icon features
  • Certificação ATEX, NFPA/NEC, CNEx, IECEx
  • Versões especiais de acordo com as suas necessidades
  • Componentes da Europa e da América do Norte
  • Desenvolvimento e produção made in Italy
 

 

Camiões ligeiros ATEX

Camiões ligeiros ATEX

Veículos elétricos ATEX

Veículos elétricos ATEX

Frota ATEX

Frota ATEX

 

Os meios elétricos antideflagrantes da linha ATX podem operar em áreas de risco com presenza de atmosfera explosiva em forma de gas e vapores inflamáveis (zona 1 e 2), ou pós inflamáveis (zona 21 e 22) e podem ser certificados segundo os padrões europeus ATEX, os padrões norte-americanos NFPA/NEC ou ainda de acordo com outras homologações internacionais como, por exemplo, IECEx, CNEx, etc.
Ainda existe a possibilidade e personalizar o veículo de acordo com um setor ou aplicação específica, como, por exemplo, subsolo (ATEX M2), ambientes com a presença de materiais explosivos, como munição ou fogos de artifício (IP 4X e IP 5X).

 

Por que escolher os veículos Alke' da linha ATEX?

  • Veículos antideflagrantes de acordo com as normas ATEX 94/9/EC
  • Em conformidade com as categorias 2 e 3 (atividade na superfície)
  • Em conformidade com a categoria M2 (atividade no subsolo)
  • Made in Italy

 

Diferentes capacidades de carga e tração para satisfazer suas as exigências

A linha de veículos antideflagrantes de Alke' inclui modelos que possuem capacidade de carga entre 500 e 1.500 kge de tração de até 4.500 kg e autonomia de até 100 km. As versões ED têm dupla cabina e 4 lugares. Ao mesmo tempo, para todos os modelos, sejam 2 ou 4 lugares, se pode adicionar 2 assentos na caixa aberta através do módulo transporte de passageiro traseiro (opcional).
Estão disponíveis diversas configurações para a atuação em atividades de logística, manutenção, primeiro socorros, combate a incêndio, serviços de vigilância, unidades com grua, entre outros.
O conforto da cabina é assegurado devido à disponibilidade de ar condicionado (opcional), projetado para trabalhar em temperaturas de até 55°C, e de aquecimento elétrico. Ambos possuem certificação antideflagrante.

 

icon features
  • Capacidade de carga de até 1.500 kg
  • Capacidade de tração de até 4.500 kg
  • Autonomia de até 100 km
  • Ar condicionado e aquecimento elétrico certificados
 

 

Transporte de pessoas ATEX

Transporte de pessoas ATEX

Transporte de carga Alke'

Transporte de carga Alke'

Veículos antideflagrantes Alke'

Veículos antideflagrantes Alke'

 

Performance excecional

O chassis dos veículos da linha ATX passam por um processo de tratamento anticorrosivo cataforese e são construídos com perfis tubulares de aço desenvolvidos para serem robustos. A carroçaria dianteira e traseira da cabina, o painel de instrumentos e as tampas são construídos com fibra de vidro reforçada e finalizada com pintura de carro (a fibra de vidro é muito flexível, resistente e pode ser reparada em caso de acidente).
Os veículos ATX vêm com o motor AC com elevado torque e destribuição gradual da potência, o que evita perda de controle da direção e que o veículo patine, mesmo em de alto risco (como a areia, a neve ou o gelo). Devido ao motor e ao controlado CURTIS, os meios elétricos da linha ATX possuem potência máxima de 14 kW, o que permite operar com o máximo desempenho em terrenos acidentados ou subidas.
Além disso, o sistema de travão motor com recuperação energética evita desperdício de energia e de uso dos freios e, ao mesmo tempo, recarrega a bateria do veículo.

icon features
  • Chassis com tratamento anticorrosivo (cataforese)
  • Motor AC da 8 kW (14 kW de potência máxima)
  • Torque elevado e distribuição gradual da potência
  • Capacidade de subida máxima de até 25%
 

 

Linha ATEX: trabalham 24/7

Os veículos elétricos Alke' da linha ATEX podem, sem nenhum problema, operar por um dia inteiro em aplicações onde se faz carga/descarga frequentemente. Para alguns modelos a autonomia pode chegar a até 100 km.
No caso de atividade continua (como em grandes sítios petrolíferos ou petroquímicos), é possível utilizar baterias removíveis que permitem duplicar ou até triplicar a autonomia devido ao utilizzo de baterias auxiliares que substituem àquelas em uso. Devido a tudo isto, a linha ATEX de Alke' será sempre disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

icon features
  • Trabalha um dia inteiro sem problemas
  • Alta autonomia mesmo em ambientes críticos
  • Baterias removíveis
  • Travão motor com recuperação de energia
 

 

Motor elétrico ATEX

Motor elétrico ATEX

Cabos da linha ATEX

Cabos da linha ATEX

Componentes elétricos ATEX

Componentes elétricos ATEX

 

Projetado para trabalhar em ambientes com risco de explosão

Estes modelos podem vir montados com 2 tipos de baterias: Chumbo Ácido ou Chumbo Gel, cada uma delas indicadas para usos específicos. A de Chumbo Ácido são aquelas mais difundidas graças ao seu preço e confiabilidade. Aquelas de Chumbo Gel são indicadas onde se exige baterias sem a necessidade de manutenção.
A recarga completa das baterias, que geralmente ocorre no período noturno por questões económicas e de comodidade, é feita através de um carregador de alta frequência PFC ativo. Este tipo de carregador permite uma recarga otimizada, mais rápida e que aumenta a vida útil das baterias.
A fiação elétrica dos modelos antideflagrantes de Alke' (baterias, conetores, sensores, unidade de controle, etc.) possuem padrões de segurança para a construção e montagem para evitar o surgimento de faíscas ou a geração de altas temperaturas nas partes mecânicas, travões, componentes plásticos, etc.

 

Linha ATEX - painel

Linha ATEX - painel

Componentes

Componentes para os veículos elétricos Atex

Faróis - meios antideflagrantes Alke'

Faróis - veículos antideflagrantes Alke'

 

A temperatura vem monitorada por sensores de controle de acordo com a classe e os limites de temperatura solicidados, evitando-se, desta forma, os riscos derivados do super aquecimento. Caos isto ocorra, o funcionamento do veículo vem automaticamente interrompido e, ao mesmo tempo, uma luz de aviso é acionada.
Um sistema de controlo de dispersão à terra (versões Zonas 1 e 21) interrompe automaticamente caso seja superado o valor máximo, além de ativar a luz de aviso.
Para a movimentação do veículo fora das zonas perigosas existe uma função reset para os sensores de controlo de temperatura (somente versões Zonas 1 e 21) e de dispersão.

 

 

A fiação elétrica é feita com cabos blindados com proteção mecânica capaz de suportar movimentação. Os cabos azuis servem para a conexão com componentes protegidos em modo de segurança intrínseco e com os relativos cabos certificados para as respetivas categorias. A instalação vem com um interrutor de emergência bipolae que desconecta a bateria.
Nas versões para as Zonas 1 e 21 as baterias são do tipo EX "e", com nível de segurança aumentado e sistema de recarga centralizado. Os conetores são antideflagrantes do tipo Ex "d". Nas versões para as Zonas 2 e 22 as baterias e seus conetores estão de acordo com os padrões EN 60079-15.
Já os freios, sejam a disco ou a tambor, são dotados de sondas que controlam o desgaste e a temperatura para evitar a geração de faíscas cauasadas do contato entre metais e que as temperaturas em um momento de superaquecimento possam superar os valores da classe e limite de temperatura que a operação exige.
Nas versões para as zonas 1 e 21 os assentos são recobertos com material antiestático e as superfícies plásticas externas, quando necessário, são tratados com verniz de condutividade elétrica. Todas as rodas também são antiestáticas. Os acessórios, como o farol rotativo, luz de ré, faróis, ente outros, são todos antideflagrantes.

icon features
  • Sensores de temperatura em todas as partes críticas do veículo
  • Sistema de dispersão
  • Proteção mecânica da fiação nas zonas críticas
  • Padrões de segurança para construção e montagem
 

 

Dimensões dos veículos elétricos antideflagrantes Alke'

Dimensões dos veículos elétricos antideflagrantes Alke'

 

Frota Atex
Frota ATEX
Veículos elétricos antideflagrantes Alkè.
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