Estes veículos foram desenvolvidos para operar em ambientes potencialmente perigosos, como indústrias químicas e petroquímicas, sítios de produção de petróleo e gás natural, na construção e manutenção de galerias, etc.
Utilitèarios elétricos com certificação ATEX: meios a zero emissões para operar em áreas de risco de explosão que necessitam da homologação ATEX, para poços petrolíferos e de extração de gás, túneis, indústrias químicas, entre outros.
Referências internacionais no setor ATEX:
Utilitários ATEX da ALKE': prontos para o trabalho nas zonas de alto risco de explosão
As viaturas elétricas antideflagrantes da ALKE' são utilitários projetos para atuarem nas condições mais duras e exigentes. Não é por acaso que eles trabalham há muitos anos em alguns dos ambientes mais difíceis e extremos do mundo, como nos países gelados do norte da Europa ou no calor intenso do deserto do Saara, ou ainda em outros locais no Oriente Médio e na África.
Os camiões elétricos ligeiros antideflagrantes da ALKE' foram projetados para impedir, nas áreas de risco de explosão, a inflamação da atmosfera no momento em que estão a trabalhar, graças aos componentes especiais e certificados que são montados nestes veículos.
Para garantir a máxima qualidade e segurança, o projeto, o desenvolvimento e a produção de todos os veículos antideflagrantes de Alke' são realizados inteiramente na Itália, além de contar com os melhores componentes vindos da Europa e da América do Norte.
- Certificação ATEX, NFPA/NEC, CNEx, IECEx
- Versões especiais de acordo com as suas necessidades
- Componentes da Europa e da América do Norte
- Desenvolvimento e produção made in Italy
Ainda existe a possibilidade e personalizar o veículo de acordo com um setor ou aplicação específica, como, por exemplo, subsolo (ATEX M2), ambientes com a presença de materiais explosivos, como munição ou fogos de artifício (IP 4X e IP 5X).
Por que escolher os veículos Alke' da linha ATEX?
- Veículos antideflagrantes de acordo com as normas ATEX 94/9/EC
- Em conformidade com as categorias 2 e 3 (atividade na superfície)
- Em conformidade com a categoria M2 (atividade no subsolo)
- Made in Italy
Diferentes capacidades de carga e tração para satisfazer suas as exigências
A linha de veículos antideflagrantes de Alke' inclui modelos que possuem capacidade de carga entre 500 e 1.500 kge de tração de até 4.500 kg e autonomia de até 100 km. As versões ED têm dupla cabina e 4 lugares. Ao mesmo tempo, para todos os modelos, sejam 2 ou 4 lugares, se pode adicionar 2 assentos na caixa aberta através do módulo transporte de passageiro traseiro (opcional).
Estão disponíveis diversas configurações para a atuação em atividades de logística, manutenção, primeiro socorros, combate a incêndio, serviços de vigilância, unidades com grua, entre outros.
O conforto da cabina é assegurado devido à disponibilidade de ar condicionado (opcional), projetado para trabalhar em temperaturas de até 55°C, e de aquecimento elétrico. Ambos possuem certificação antideflagrante.
- Capacidade de carga de até 1.500 kg
- Capacidade de tração de até 4.500 kg
- Autonomia de até 100 km
- Ar condicionado e aquecimento elétrico certificados
Performance excecional
O chassis dos veículos da linha ATX passam por um processo de tratamento anticorrosivo cataforese e são construídos com perfis tubulares de aço desenvolvidos para serem robustos. A carroçaria dianteira e traseira da cabina, o painel de instrumentos e as tampas são construídos com fibra de vidro reforçada e finalizada com pintura de carro (a fibra de vidro é muito flexível, resistente e pode ser reparada em caso de acidente).
Os veículos ATX vêm com o motor AC com elevado torque e destribuição gradual da potência, o que evita perda de controle da direção e que o veículo patine, mesmo em de alto risco (como a areia, a neve ou o gelo). Devido ao motor e ao controlado CURTIS, os meios elétricos da linha ATX possuem potência máxima de 14 kW, o que permite operar com o máximo desempenho em terrenos acidentados ou subidas.
Além disso, o sistema de travão motor com recuperação energética evita desperdício de energia e de uso dos freios e, ao mesmo tempo, recarrega a bateria do veículo.
- Chassis com tratamento anticorrosivo (cataforese)
- Motor AC da 8 kW (14 kW de potência máxima)
- Torque elevado e distribuição gradual da potência
- Inclinação máxima superável de 25%
Linha ATEX: trabalham 24/7
Os veículos elétricos Alke' da linha ATEX podem, sem nenhum problema, operar por um dia inteiro em aplicações onde se faz carga/descarga frequentemente. Para alguns modelos a autonomia pode chegar a até 100 km.
No caso de atividade continua (como em grandes sítios petrolíferos ou petroquímicos), é possível utilizar baterias removíveis que permitem duplicar ou até triplicar a autonomia devido ao utilizzo de baterias auxiliares que substituem àquelas em uso. Devido a tudo isto, a linha ATEX de Alke' será sempre disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Trabalha um dia inteiro sem problemas
- Alta autonomia mesmo em ambientes críticos
- Baterias removíveis
- Travão motor com recuperação de energia
Projetado para trabalhar em ambientes com risco de explosão
Estes modelos podem vir montados com 2 tipos de baterias: Chumbo Ácido ou Chumbo Gel, cada uma delas indicadas para usos específicos. A de Chumbo Ácido são aquelas mais difundidas graças ao seu preço e confiabilidade. Aquelas de Chumbo Gel são indicadas onde se exige baterias sem a necessidade de manutenção.
A recarga completa das baterias, que geralmente ocorre no período noturno por questões económicas e de comodidade, é feita através de um carregador de alta frequência PFC ativo. Este tipo de carregador permite uma recarga otimizada, mais rápida e que aumenta a vida útil das baterias.
A fiação elétrica dos modelos antideflagrantes de Alke' (baterias, conetores, sensores, unidade de controle, etc.) possuem padrões de segurança para a construção e montagem para evitar o surgimento de faíscas ou a geração de altas temperaturas nas partes mecânicas, travões, componentes plásticos, etc.
A temperatura vem monitorada por sensores de controle de acordo com a classe e os limites de temperatura solicidados, evitando-se, desta forma, os riscos derivados do super aquecimento. Caos isto ocorra, o funcionamento do veículo vem automaticamente interrompido e, ao mesmo tempo, uma luz de aviso é acionada.
Um sistema de controlo de dispersão à terra (versões Zonas 1 e 21) interrompe automaticamente caso seja superado o valor máximo, além de ativar a luz de aviso.
Para a movimentação do veículo fora das zonas perigosas existe uma função reset para os sensores de controlo de temperatura (somente versões Zonas 1 e 21) e de dispersão.
A fiação elétrica é feita com cabos blindados com proteção mecânica capaz de suportar movimentação. Os cabos azuis servem para a conexão com componentes protegidos em modo de segurança intrínseco e com os relativos cabos certificados para as respetivas categorias. A instalação vem com um interrutor de emergência bipolae que desconecta a bateria.
Nas versões para as Zonas 1 e 21 as baterias são do tipo EX "e", com nível de segurança aumentado e sistema de recarga centralizado. Os conetores são antideflagrantes do tipo Ex "d". Nas versões para as Zonas 2 e 22 as baterias e seus conetores estão de acordo com os padrões EN 60079-15.
Já os freios, sejam a disco ou a tambor, são dotados de sondas que controlam o desgaste e a temperatura para evitar a geração de faíscas cauasadas do contato entre metais e que as temperaturas em um momento de superaquecimento possam superar os valores da classe e limite de temperatura que a operação exige.
Nas versões para as zonas 1 e 21 os assentos são recobertos com material antiestático e as superfícies plásticas externas, quando necessário, são tratados com verniz de condutividade elétrica. Todas as rodas também são antiestáticas. Os acessórios, como o farol rotativo, luz de ré, faróis, ente outros, são todos antideflagrantes.
- Sensores de temperatura em todas as partes críticas do veículo
- Sistema de dispersão
- Proteção mecânica da fiação nas zonas críticas
- Padrões de segurança para construção e montagem
Dimensões dos veículos elétricos antideflagrantes Alke'