Veículos a hidrogénio - H2GO
Os principais objetivos do projeto H2GO são:
- Fornecer um Stack de tecnologia FCH para aumentar a autonomia de uma viatura elétrica
- Aumentar a adoção de veículos a hidrogénio
- Melhorar a aceitação deste novo transportador de energia por parte dos utilizadores
Glossário dos veículos a hidrogénio | Descrição |
Stack | Pode ser comparado a um grupo gerador que funciona com hidrogénio em vez de gasolina. Este é o conjunto da célula de combustível (FCH), o componente onde ocorre a reação química da divisão do hidrogénio em energia e água. |
FCH | Hidrogénio de célula de combustível. Estas são células combustíveis de hidrogénio, onde um processo químico conduz um processo elétrico. Uma célula de combustível utiliza um combustível, como neste caso o hidrogénio, e estar a reagir ao mesmo e, desta forma, conduz um processo elétrico. A energia produzida pela célula de combustão serve para alimentar a bateria de tração do veículo. |
H2 | Fórmula química do hidrogénio. Um gás incolor, inodoro e altamente inflamável. O hidrogénio pode ser uma fonte de energia, um meio de armazenamento de energia. |
Como funcionam os veículos a hidrogénio da ALKE':
- O hidrogénio (H2) armazenado no tanque é injetado na Pilha de FCH
- O Stack produz energia elétrica e como águas residuais (H2O)
- A energia elétrica recebida pela pilha é armazenada na bateria
- A bateria alimenta o motor elétrico do veículo
Um dos principais problemas com os veículos comerciais elétricos é a capacidade limitada da bateria, levando à chamada ansiedade de autonomia. A recarga rápida e o aumento da capacidade não são soluções sustentáveis e amigas do ambiente, uma vez que a recarga rápida acelera o envelhecimento da bateria, enquanto o aumento da capacidade depende de uma matéria-prima limitada numa cadeia de valor da bateria que ainda não está preparada para ser desativada. Entretanto, uma nova forma de produzir FCH e eletrolisador abre uma nova esperança para a mobilidade elétrica. O consórcio pretende equipar um veículo elétrico a bateria (BEV) numa viatura a hidrogénio e demonstrar os benefícios da adoção do hidrogénio em várias aplicações urbanas onde o BEV poderá enfrentar alguns desafios como autonomia, custo e infraestrutura de carregamento limitada. O consórcio envolve: um centro de investigação (CERTH), uma Agência de Energia (AESS), um OEM (ALKE' Electric Vehicles), uma TIER 1 (BOSCH VHT), uma PME especializada em PCH (ARCO) e a cidade de Veneza, que está fortemente empenhada na transição do hidrogénio. Os grupos-alvo são empresas que prestam serviços aos municípios para a manutenção diária de estradas, recolha e transporte de resíduos, bem como operadores de sistemas de transmissão e distribuição de energia.
Projeto H2GO Veículos a Hidrogénio - Objetivo principal
A H2GO pretende lançar um novo protótipo que ajudará a desenvolver a ideia de um novo veículo elétrico a hidrogénio para o uso nas cidades. A H2GO não só aborda a pesquisa de viaturas ecológicas com elevadas capacidades e longa autonomia, como também visa aumentar a motivação dos OEM (fabricantes de equipamento original) de abraçar esta transição tecnológica. Através de uma série de atividades interligadas, o consórcio do projeto pretende demonstrar a capacidade, a partir de dois produtos já no mercado (o veículo BEV da ALKE' e o stack de combustível ARCO) de: melhorar a eficiência energética da PCH através da instalação de uma ventoinha inovadora; desenvolver um sistema de extensão de autonomia fácil de instalar como um kit de conversão para os utilitários elétricos da ALKE'. A cidade de demonstração será Veneza envolvendo a sua empresa multiserviços VERITAS.
Para mais detalhes sobre o projeto H2GO visite: www.h2go.site.
Este projeto é cofinanciado pela União Europeia.
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O projeto H2GO é composto por 6 parceiros: