ALKE' partner do projeto H2G0 veículos a hidrogénio - Co-financiado pela União Europeia

 

Veículos a hidrogénio - H2GO

 

O hidrogénio como um gerador de energia seguro e confiável para veículos comerciais elétricos. A ALKE' é um parceiro industrial do projeto H2GO, que reúne uma rede europeia de 6 empresas altamente especializadas de diferentes setores. Estes incluem Bosch VHT, Certh, Arco, Aess e também a cidade de Veneza.

 

 

Os principais objetivos do projeto H2GO são:

  • Fornecer um Stack de tecnologia FCH para aumentar a autonomia de uma viatura elétrica
  • Aumentar a adoção de veículos a hidrogénio
  • Melhorar a aceitação deste novo transportador de energia por parte dos utilizadores

 

Glossário dos veículos a hidrogénio Descrição
Stack Pode ser comparado a um grupo gerador que funciona com hidrogénio em vez de gasolina. Este é o conjunto da célula de combustível (FCH), o componente onde ocorre a reação química da divisão do hidrogénio em energia e água.
FCH Hidrogénio de célula de combustível. Estas são células combustíveis de hidrogénio., onde um processo químico conduz um processo elétrico. Uma célula de combustível utiliza um combustível, como neste caso o hidrogénio, e estar a reagir ao mesmo e, desta forma, conduz um processo elétrico. A energia produzida pela célula de combustão serve para alimentar a bateria de tração do veículo.
H2 Fórmula química do hidrogénio. Um gás incolor, inodoro e altamente inflamável. O hidrogénio pode ser uma fonte de energia, um meio de armazenamento de energia.

 

Veículo comercial a hidrogénio - projeto H2GO ALKE'

 

Como funcionam os veículos a hidrogénio da ALKE':

  • O hidrogénio (H2) armazenado no tanque é injetado na Pilha de FCH
  • O Stack produz energia elétrica e como águas residuais (H2O)
  • A energia elétrica recebida pela pilha é armazenada na bateria
  • A bateria alimenta o motor elétrico do veículo

 

Um dos principais problemas com os veículos comerciais elétricos é a capacidade limitada da bateria, levando à chamada ansiedade de autonomia. A recarga rápida e o aumento da capacidade não são soluções sustentáveis e amigas do ambiente, uma vez que a recarga rápida acelera o envelhecimento da bateria, enquanto o aumento da capacidade depende de uma matéria-prima limitada numa cadeia de valor da bateria que ainda não está preparada para ser desativada. Entretanto, uma nova forma de produzir FCH e eletrolisador abre uma nova esperança para a mobilidade elétrica. O consórcio pretende equipar um veículo elétrico a bateria (BEV) numa viatura a hidrogénio e demonstrar os benefícios da adoção do hidrogénio em várias aplicações urbanas onde o BEV poderá enfrentar alguns desafios como autonomia, custo e infraestrutura de carregamento limitada. O consórcio envolve: um centro de investigação (CERTH), uma Agência de Energia (AESS), um OEM (ALKE' Electric Vehicles), uma TIER 1 (BOSCH VHT), uma PME especializada em PCH (ARCO) e a cidade de Veneza, que está fortemente empenhada na transição do hidrogénio. Os grupos-alvo são empresas que prestam serviços aos municípios para a manutenção diária de estradas, recolha e transporte de resíduos, bem como operadores de sistemas de transmissão e distribuição de energia.

 

Projeto Europeu de Veículos a Hidrogénio - H2GO e Veículos Elétricos ALKE'

 

Projeto H2GO Veículos a Hidrogénio - Objetivo principal

A H2GO pretende lançar um novo protótipo que ajudará a desenvolver a ideia de um novo veículo elétrico a hidrogénio para o uso nas cidades. A H2GO não só aborda a pesquisa de viaturas ecológicas com elevadas capacidades e longa autonomia, como também visa aumentar a motivação dos OEM (fabricantes de equipamento original) de abraçar esta transição tecnológica. Através de uma série de atividades interligadas, o consórcio do projeto pretende demonstrar a capacidade, a partir de dois produtos já no mercado (o veículo BEV da ALKE' e o stack de combustível ARCO) de: melhorar a eficiência energética da PCH através da instalação de uma ventoinha inovadora; desenvolver um sistema de extensão de autonomia fácil de instalar como um kit de conversão para os utilitários elétricos da ALKE'. A cidade de demonstração será Veneza envolvendo a sua empresa multiserviços VERITAS.

 

Veículos ecológicos ALKE' para os municípios

 

Para mais detalhes sobre o projeto H2GO visite: www.h2go.site.
Este projeto é cofinanciado pela União Europeia.
A responsabilidade pelas informações e opiniões expressas nesta página web cabe inteiramente aos seus autores.

 

 

O projeto H2GO é composto por 6 parceiros:

Alke'
Certh
Aess
Bosch
Arco
Città di Venezia
 
Alke'
Certh
Aess
Bosch
Arco
Città di Venezia
 

 

Para mais informações sobre veículos comerciais movidos a hidrogénio, escreva por favor uma mensagem aqui:





Dados processados em conformidade com o Decreto Legislativo 196/03 e o "GDPR" 2016/679

 

 

Topo