Veículos elétricos de baixa velocidade (LSEVs)
Os veículos elétricos de baixa velocidade foram concebidos para serem utilizados nos grandes centros urbanos, nas estâncias turísticas e nas grandes empresas. Estes utilitários elétricos de baixa velocidade são uma boa escolha para as empresas que operam em ambientes fechados ou confinados, tais como armazéns, fábricas e aeroportos. Além disso, podem ser a solução ideal para as empresas que necessitam de transportar mercadorias ou pessoas em curtas distâncias.
Veículos elétricos de baixa velocidade para todas as atividades:
- Estão equipados com dispositivos de segurança (cintos de segurança, luzes, buzina)
- São mais eficientes e consomem menos do que os veículos de maiores dimensões
- Podem ajudar as empresas a melhorar a sua produtividade
- Estão disponíveis numa variedade de configurações e dimensões para diferentes necessidades
- São mais fáceis de fazer a manutenção do que os veículos de combustão
Principais características dos veículos de baixa velocidade (LSEVs)
A abreviatura LSEV, que significa Low Speed Electric Vehicles (veículos elétricos de baixa velocidade), indica as viaturas com uma velocidade máxima de 40 km/h. Além da velocidade limitada, outras características deste tipo de veículos são, por exemplo, as suas dimensões compactas. O peso reduzido: o peso máximo em carga dos LSEVs é de 1.500 kg. O motor pode ser elétrico ou a gasolina, embora geralmente seja elétrico. Os LSEVs só podem circular em vias públicas em determinadas condições, como zonas pedonais, centros urbanos, zonas turísticas ou estradas com limite de velocidade. Os veículos ligeiros de passageiros devem respeitar as regras de segurança específicas, que incluem a presença de travões, luzes e avisadores sonoros. São veículos para circular em áreas urbanas e representam uma alternativa válida aos veículos convencionais para a mobilidade em contextos específicos, como as zonas pedonais, as zonas turísticas, centros históricos ou as estradas com limites de velocidade reduzidos.
- velocidade máxima 40 km/h
- dimensões reduzidas
- veículo de peso reduzido
- veículos homologados para a circulação em vias públicas
Utilitários elétricos de baixa velocidade: aplicações
Um veículo utilitário de baixa velocidade é definido como uma viatura com uma velocidade máxima de cerca de 40 km/h. Esta característica, que à primeira vista pode parecer uma limitação, é, na verdade, o seu principal trunfo. Para compreender bem por que, é necessário começar por entender a diferença substancial entre um veículo elétrico de alta velocidade e um de baixa velocidade: o veículo de baixa velocidade é ideal num contexto urbano e para deslocamentos de curta distância, onde a velocidade de condução permitida é baixa. Nestas condições um veículo elétrico atinge o seu máximo desempenho e o veículo a motor de combustão atinge o pico de consumo. A viatura elétrica de baixa velocidade é capaz de garantir uma elevada redução do consumo graças à otimização dos fluxos de energia através da regeneração durante a travagem. Logo, o veículo comercial elétrico é ideal para trajetos com frequentes paradas e semáforos e também para o tráfego urbano. Outras vantagens dos LSEVs são as suas pequenas dimensões que lhes permitem circular mesmo nas ruas mais estreitas, além de facilitar manobras em espaços reduzidos e o estacionamento. Com emissões de ruído e de escape inexistentes, estas carrinhas podem também circular livremente, e sem restrições, nas ZER.
- utilização urbana e em trajetos curtos
- elevado desempenho
- economia no consumo
- dimensões compactas
Os veículos elétricos de baixa velocidade não apenas para aplicações urbanas
Pensar numa utilização exclusivamente urbana para as viaturas elétricas de baixa velocidade seria decididamente limitador. A aplicação mais vasta destas carrinhas é a logística industrial, o turismo e os serviços públicos. Nas instalações industriais, as baixas velocidades são impostas para a segurança dos trabalhadores, bem como nas estâncias turísticas onde são utilizadas, por exemplo, para o transporte de pessoas e bagagens ou para a manutenção e limpeza. A ALKE', graças ao conhecimento adquirido ao longo dos anos de experiência, trabalha todos os dias para melhorar o desempenho dos veículos elétricos da linha ATX, começando precisamente pelos veículos de baixa velocidade. O objetivo é ir ao encontro às necessidades de cada cliente para garantir o máximo conforto aliado ao melhor da inovação tecnológica em termos de eficiência e qualidade. Cada veículo pode ser personalizado conforme as necessidades e a utilização, complementado por diferentes itens de conforto.
- veículos altamente personalizáveis e modulares
- para a logística industrial
- turismo: transporte de pessoal, manutenção, etc.
- público: recolha de resíduos, manutenção
Veículos utilitários de baixa velocidade (LSEVs)
Existem diferentes tipos de veículos de baixa velocidade. As carrinhas de golfe são um exemplo, tal como os veículos de lazer, como os mini buggies. Os veículos utilitários de baixa velocidade da ALKE', pelo contrário, são concebidos especificamente para o uso como veículos de transporte de mercadorias ou de pessoas para os aeroportos, ou nas instalações industriais ou ainda nas instalações turísticas, para dar alguns exemplos. Os LSEVs da ALKE' são utilizados nos mais diversos setores, oferecendo uma solução prática, eficiente e sustentável para o transporte de pessoas, mercadorias e materiais em aplicações específicas. Nas instalações industriais e nos armazéns, os utilitários elétricos da ALKE' são utilizados para o transporte de materiais, componentes e produtos acabados. A sua capacidade de carga e a facilidade de manobra tornam-nos ideais para movimentar eficazmente as mercadorias em espaços reduzidos. Os veículos da ALKE' de baixa velocidade são também utilizados para a manutenção dos espaços verdes, o transporte de ferramentas e de resíduos e para as atividades de vigilância. Os veículos elétricos da ALKE' estão também disponíveis numa versão antideflagrante ATEX, para ambientes potencialmente explosivos, como as indústrias químicas, petroquímicas e os locais de produção de petróleo e gás. Todos os veículos da ALKE' podem ser equipados com o ALKE' Cloud Connected, que permite fornecer os principais dados de funcionamento do seu veículo elétrico em tempo real.