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Qual é o binário de um veículo elétrico? Por que é importante conhecer este parâmetro? Vamos explicar o binário de uma viatura elétrica de uma forma simples e clara.

Diferenças entre um veículo elétrico e uma viatura a combustão:

  • Binário máximo muito elevado em baixas rotações
  • Maior aceleração
  • Menos engrenagens, maior eficiência mecânica
  • Mantém o binário numa gama de rotações muito mais ampla
  • Eficiência muito elevada do motor elétrico, cerca de 88%, em comparação com 40/50% do motor térmico

 

Definição de binário de acionamento

O binário de condução de um veículo elétrico é o impulso que o motor elétrico transmite à transmissão mecânica e, consequentemente, às rodas. Simplificando um pouco, podemos dizer que quanto maior o binário máximo, maior o impulso sobre às rodas, proporcionando uma maior aceleração. Consequentemente, será maior a capacidade de transpor subidas exigentes.

 

Será que a minha viatura elétrica pode encarar esta subida?

Será que a minha viatura elétrica pode encarar esta subida?

Quando uma pessoa vê um carro elétrico pela primeira vez, fica espantada com o fato de este não fazer nenhum ruído. Isto é mais claro quando se liga o carro elétrico, que é silencioso. Quando estamos perante uma subida, a questão é: será que o meu veículo elétrico consegue encarar esta subida? Isto deve-se ao fato de que, normalmente, com um carro a gasolina ou ao gasóleo, no arranque, se pisa no acelerador e ouve-se o rugido do motor. Depois, quando as rotações estão suficientemente altas, levanta-se a embraiagem e a viatura começa a andar. No caso de um carro elétrico, tudo é diferente: em silêncio, passa-se para a primeira velocidade, se pisa no acelerador e, sem que nada aparentemente aconteça, o veículo arranca com uma aceleração que pode ser muito forte ou mais suave, dependendo do programa selecionado. Caso se selecione a modalidade SPORT, a corrente que passa pela eletrónica do veículo elétrico, nesse instante, é muito elevada, e o automóvel elétrico terá uma aceleração muito elevada. Caso seja selecionado a modalidade ECO, a aceleração será mais suave e a viatura terá uma aceleração mais moderada. Geralmente, nos veículos a gasolina, associamos o ruído à potência do motor: mais ruído, mais potência. Mas geralmente isto não é verdade. Os automóveis elétricos têm a grande vantagem de possuírem uma eficiência muito elevada, que pode chegar aos 88%. No entanto, por outro lado, a energia armazenada nas baterias é menor do que num tanque de um carro a gasolina, e isto implica porque um veículo elétrico geralmente possui uma autonomia menor do que aqueles movidos a gasóleo/gasolina. No entanto, o torque do automóvel não é tudo: muitos outros fatores são essenciais para determinar o comportamento e a mobilidade do automóvel elétrico.

 

Outros parâmetros fundamentais do motor elétrico

Relações de transmissão da caixa de velocidades mecânica: com a caixa de câmbio mecânica se pode aumentar o tração no solo e, consequentemente, aumentar a capacidade de enfrentar subidas; se o carro elétrico tiver uma caixa de velocidades com mudanças reduzidas, será capaz de enfrentar subidas ainda mais exigentes.
Tipo de pneus montados no veículo elétrico: o tipo de pneu montado numa viatura elétrica afeta o desempenho geral do veículo em cerca de 5%.
Pressão dos pneus: este aspeto, muitas vezes subestimado, também impacta a autonomia dos automóveis elétricos em cerca de 5%.

 

Veículo utilitário elétrico - Binário Máximo

 

 

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