Veículo elétrico: um binário imbatível
Entenda, de maneira simples, o que é o binário máximo
Qual é o binário de um veículo elétrico? Por que é importante conhecer este parâmetro? Vamos explicar o binário de uma viatura elétrica de uma forma simples e clara.
Diferenças entre um veículo elétrico e uma viatura a combustão:
- Binário máximo muito elevado em baixas rotações
- Maior aceleração
- Menos engrenagens, maior eficiência mecânica
- Mantém o binário numa gama de rotações muito mais ampla
- Eficiência muito elevada do motor elétrico, cerca de 88%, em comparação com 40/50% do motor térmico
Definição de binário de acionamento
O binário de condução de um veículo elétrico é o impulso que o motor elétrico transmite à transmissão mecânica e, consequentemente, às rodas. Simplificando um pouco, podemos dizer que quanto maior o binário máximo, maior o impulso sobre às rodas, proporcionando uma maior aceleração. Consequentemente, será maior a capacidade de transpor subidas exigentes.
Será que a minha viatura elétrica pode encarar esta subida?
Quando uma pessoa vê um carro elétrico pela primeira vez, fica espantada com o fato de este não fazer nenhum ruído. Isto é mais claro quando se liga o carro elétrico, que é silencioso. Quando estamos perante uma subida, a questão é: será que o meu veículo elétrico consegue encarar esta subida? Isto deve-se ao fato de que, normalmente, com um carro a gasolina ou ao gasóleo, no arranque, se pisa no acelerador e ouve-se o rugido do motor. Depois, quando as rotações estão suficientemente altas, levanta-se a embraiagem e a viatura começa a andar. No caso de um carro elétrico, tudo é diferente: em silêncio, passa-se para a primeira velocidade, se pisa no acelerador e, sem que nada aparentemente aconteça, o veículo arranca com uma aceleração que pode ser muito forte ou mais suave, dependendo do programa selecionado. Caso se selecione a modalidade SPORT, a corrente que passa pela eletrónica do veículo elétrico, nesse instante, é muito elevada, e o automóvel elétrico terá uma aceleração muito elevada. Caso seja selecionado a modalidade ECO, a aceleração será mais suave e a viatura terá uma aceleração mais moderada. Geralmente, nos veículos a gasolina, associamos o ruído à potência do motor: mais ruído, mais potência. Mas geralmente isto não é verdade. Os automóveis elétricos têm a grande vantagem de possuírem uma eficiência muito elevada, que pode chegar aos 88%. No entanto, por outro lado, a energia armazenada nas baterias é menor do que num tanque de um carro a gasolina, e isto implica porque um veículo elétrico geralmente possui uma autonomia menor do que aqueles movidos a gasóleo/gasolina. No entanto, o torque do automóvel não é tudo: muitos outros fatores são essenciais para determinar o comportamento e a mobilidade do automóvel elétrico.
Outros parâmetros fundamentais do motor elétrico
Relações de transmissão da caixa de velocidades mecânica: | com a caixa de câmbio mecânica se pode aumentar o tração no solo e, consequentemente, aumentar a capacidade de enfrentar subidas; se o carro elétrico tiver uma caixa de velocidades com mudanças reduzidas, será capaz de enfrentar subidas ainda mais exigentes. |
Tipo de pneus montados no veículo elétrico: | o tipo de pneu montado numa viatura elétrica afeta o desempenho geral do veículo em cerca de 5%. |
Pressão dos pneus: | este aspeto, muitas vezes subestimado, também impacta a autonomia dos automóveis elétricos em cerca de 5%. |