As diferenças entre Motor Duplo, AWD e 4WD
A tração integral é uma tecnologia cada vez mais popular, muito apreciada pelas suas vantagens em termos de segurança e desempenho. Mas, com o aumento das opções disponíveis, a terminologia está a se tornar mais complexa, introduzindo termos como 4WD, AWD e Motor Duplo (Dual Motor). Neste artigo, vamos esclarecer estas siglas, explicando as diferenças entre os sistemas de tração integral e ajudando-o a escolher qual melhor se adapta às suas necessidades.
Motor Duplo (Dual Motor), AWD e 4WD: o que são e como funcionam?
Motor duplo (Dual Motor): a mais avançada tração elétrica integral
Nos veículos elétricos, o sistema Dual Motor representa a última fronteira em termos de tração integral. Trata-se de uma configuração que utiliza dois motores elétricos independentes, um para cada eixo do veículo. Esta tecnologia oferece inúmeras vantagens em relação aos sistemas tradicionais de tração integral, como o AWD e o 4WD. Maior controlo e estabilidade: o Motor Duplo permite que o binário de tração seja gerido em cada eixo individual. Isto resulta num excelente controlo e estabilidade, especialmente em terrenos escorregadios ou em condições de condução exigentes. Por exemplo, se um eixo perder aderência, o sistema pode enviar mais binário para os outros eixos para manter o controlo do veículo. Desempenho melhorado: os dois motores elétricos proporcionam uma aceleração mais rápida e uma resposta mais imediata aos comandos do condutor. Para além disso, o Dual Motor pode melhorar a capacidade de reboque do veículo. Segurança máxima: A gestão independente da potência de tração em cada roda ajuda a melhorar a segurança em várias situações de condução, como curvas, travagens e derrapagens. Eficiência energética: ao contrário do que se possa pensar, o Dual Motor também pode ser eficiente em termos energéticos, pois os motores elétricos podem ser utilizados para recuperar energia durante a travagem, que é depois reutilizada para alimentar o veículo. O Motor Duplo (Dual Motor) encontra-se principalmente em veículos elétricos top de gama. O Dual Motor é uma tecnologia mais avançada do que a 4WD e a AWD, concebida para oferecer um elevado desempenho e maximizar a segurança de condução. Este sistema é particularmente adequado para quem procura um veículo elétrico que ofereça o máximo em termos de desempenho, segurança e controlo. É ideal para quem conduz em estradas exigentes, para quem gosta de uma condução desportiva ou para quem necessita de um veículo com uma elevada capacidade de reboque. Para quem procura o máximo em termos de desempenho e condução desportiva, o Dual Motor pode ser a opção mais adequada.
AWD (All-Wheel Drive): tração permanente a todas as rodas.
Ao contrário da tração a 4 rodas, a AWD distribui o binário pelas quatro rodas de forma automática e contínua, sem necessidade de intervenção manual do condutor. A AWD pode ser encontrada numa vasta gama de veículos, tanto a gasolina como elétricos, e oferece maior aderência e estabilidade em qualquer terreno, mesmo em condições normais de condução. A AWD é mais eficiente do que a 4WD. O AWD (All-Wheel Drive) é um sistema de tração integral versátil, adequado para a utilização diária: se conduz frequentemente em estradas difíceis ou em condições climatéricas adversas, o AWD pode ser uma boa escolha. Se, por outro lado, conduz principalmente em estradas pavimentadas e procura um veículo mais eficiente em termos de combustível, um veículo com tração traseira ou dianteira pode ser mais adequado.
4WD (Four-Wheel Drive): a tradicional tração integral
O sistema 4WD é o mais antigo e consiste em enviar manualmente o binário de tração para as quatro rodas. Isto é feito através de uma caixa de velocidades específica e, em alguns casos, com a ajuda de cubos livres. Ao contrário do AWD (All-Wheel Drive), que distribui o binário de forma automática e contínua, o 4WD só é ativado pelo condutor quando necessário, normalmente em condições de condução difíceis. A tração às quatro rodas é geralmente concebida para condições de condução difíceis e fora de estrada, em terrenos escorregadios ou com neve. Se precisar de um veículo para aplicações todo-o-terreno, o sistema 4WD é o mais adequado.
RWD (Rear-Wheel Drive): tração traseira
Num veículo com tração traseira, a potência é transmitida exclusivamente às rodas traseiras (ou eixo traseiro). Este tipo de tração é ainda utilizado em muitos automóveis desportivos e veículos comerciais. Os quadriciclos elétricos da ALKE' têm precisamente tração traseira, embora possam ser comparados às viaturas com tração a quatro rodas em termos de desempenho. A tração traseira oferece uma boa distribuição do peso, o que pode melhorar a tração e a estabilidade da condução, desde que haja peso suficiente no eixo traseiro. A tração traseira pode assim tirar o máximo partido da sua vantagem através de um controlo ótimo do veículo, que tem menos probabilidades de derrapar.
As imagens são incluídas apenas para fins ilustrativos.