Autonomia e consumo dos
utilitários elétricos

Descubra o quê influencia no consumo e aumenta a autonomia

Autonomia e consumo dos utilitários elétricos ALKE'

 

A autonomia dos utilitários elétricos pode variar em função da utilização do veículo mas também em função do clima. Descubra aqui quais os fatores que afetam o seu veículo e as soluções mais adequadas às suas necessidades.
 

 

Como ter a melhor autonomia para a sua viatura elétrica?

  • Utilizar a travagem regenerativa
  • Verificar a pressão dos pneus
  • Recarregar sempre a bateria
  • Não acelerar excessivamente
  • Utilizar o menos possível o ar condicionado

 

A seguir mostramos alguns truques simples para aumentar a autonomia das viaturas elétricas. Para travar, libere o pedal do acelerador e utilize o travão apenas quando necessário, desta forma aproveita-se ao máximo sistema de travagem regenerativa, +15% de autonomia. Verifique a pressão dos seus pneus: +5% de autonomia. Recarregue sempre as baterias do veículo antes do turno de trabalho, para que elas estejam no seu melhor estado: + 3% de autonomia. Não acelerar demasiadamente se não for realmente útil: +3% de autonomia. No verão, em vez do ar condicionado, abrir o para-brisas frontal, não é irritante e aumenta o conforto: + 10% de autonomia.

 

Os principais parâmetros que influenciam a autonomia dos veículos elétricos são:

 

A autonomia das viaturas elétricas, como normalmente ocorre com os veículos de combustão, é influenciada por múltiplos parâmetros, que podem alterar o desempenho e a eficiência destes utilitários veículos, mesmo significativamente. O estilo de condução, o tipo de pneus e o peso da carga têm influência significativa na autonomia de ambas as categorias de veículos (elétricos e de combustão). Existem, no entanto, outros fatores que têm um efeito diferente dependendo do veículo. É o caso de aplicações onde ocorrem frequentes "stop and go" que, no caso dos veículos a gasóleo/gasolina, determina uma redução significativa da autonomia, enquanto nos elétricos (que recuperam energia durante a travagem) o impacto é muito menor. Outro elemento que afeta a gama de ambas as categorias de veículos é o ar condicionado. Vejamos em detalhes as características específicas dos utilitários elétricos.

 

Aquecimento elétrico e ar condicionado

Aquecimento elétrico e ar condicionado

Os dispositivos eletrónicos que influenciam a autonomia. Em particular, o aquecimento elétrico ou o ar condicionado afeta os seguintes percentuais por hora de utilização (dependendo da bateria instalada).
  • Ácido de chumbo 10 Kw - 15% por hora
  • Ácido de chumbo 14 Kw - 9,5 % por hora
  • Lítio 10 Kw - 14 % por hora
  • Lítio 20 Kw - 7 % por hora
CCaixa de carga aberta ou reboque

Caixa de carga aberta ou reboque

  • Massa sobre a caixa de carga aberta ou reboque - 3,5% por 100 kg de peso (com bateria de chumbo-ácido).
  • Massa sobre a caixa de carga aberta ou reboque - 3,0% por 100 kg de peso (com bateria de lítio).
Subidas e declives

Subidas e declives

Numa estrada íngreme o consumo de energia é mais elevado do que quando se conduz numa estrada plana.
  • Ao subir a colina, o consumo de energia reduz a autonomia do veículo.
  • Por outro lado, num declive recupera--se parte da energia consumida.

 

Pneus para veículos elétricos

Pneus para veículos elétricos

A utilização de pneus de inverno reduz a autonomia do veículo elétrico em 12-15%.
Condições climáticas - Baixas temperaturas

Baixas temperaturas

As baterias têm geralmente menos carga em climas frios.
  • As baterias de chumbo-ácido têm a seguinte perda de desempenho: a 25° 0%; a 10° 18%; a 0° 35%; a -10° 57%.
  • As baterias de lítio têm uma perda de desempenho de 5-10% desde que tenham sido carregadas com a tomada de 230v ligada (aquecedor de bateria ligado) antes de serem utilizadas.
Envelhecimento da bateria - Perda de desempenho

Envelhecimento da bateria

  • Para baterias de chumbo ácido, o envelhecimento das baterias resulta numa perda de desempenho de aproximadamente 5% por ano.
  • Para as baterias de lítio, o envelhecimento das baterias leva a uma perda de desempenho de cerca de 3% por ano.

 

Autonomia da bateria do quadriciclo elétrico

 

Fatores que afetam a autonomia de um veículo elétrico

A autonomia declarada dos veículos elétricos ALKE' ATX é referida a uma temperatura ambiente de 25° numa estrada asfaltada plana, com pneus de verão e uma capacidade de carga de 28% (ciclo certificado WLTP). O motor elétrico consome energia apenas em movimento. Quando o veículo está parado, o único consumo vem de elementos auxiliares como o aquecimento ou o ar condicionado, se estiverem ativos. As frequentes paradas e deslocamentos que podem ocorrer na cidade são favoráveis à viatura elétrica que recarrega através da travagem regenerativa. De fato, para obter o máximo rendimento das baterias se recomenda usar a regeneração de energia durante a travagem, e com este dispositivo se pode obter uma económica no consumo de máxima de cerca 30%. Escolhendo uma bateria de alta capacidade, ou o sistema de carga rápida para baterias de lítio ou o sistema com múltiplas baterias com substituição rápida, o seu veículo estará sempre pronto a ser utilizado num tempo muito curto. Eis um exemplo prático: veículo com carga de caixa aberta com bateria de lítio de 20 kWh - carregar 100 kg na plataforma de carga - pneus de verão - ar condicionado (2 horas por dia) - temperatura 27 °C. Carga total do veículo (100 kg) = -3% - Ar condicionado = (2x7) -14%. Autonomia efetiva a 25°C = 200x0,97x0,86= 166,84 Km.

 

Travagem regenerativa

Recuperação de energia durante a travagem
Recuperação de energia durante a travagem e autonomia dos veículos elétricos da ALKE'

 

Modelos, baterias, gama, comparação de preços

Modelos Capacidade da bateria (kWh) Autonomia* km
ATX 340E Lítio (LiFePO4) 20 kWh 200
ATX 340E Chumbo Ácido 14.4 kWh 119
ATX 340E Lítio (LiFePO4) 10 kWh 86
ATX 310E Chumbo Ácido 10 kWh 72
ATX 320E Chumbo Ácido 10 kWh 72
ATX 330E Chumbo Ácido 10 kWh 64

**Máxima autonomia: o valor máximo de autonomia apresentado é indicativo e refere-se aos dados de homologação medidos no ciclo WLTP (circuito combinado) com o veículo ALKE' ATX em configuração básica com caixa de carga aberta.

 

 

 

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