Autonomia e
consumo dos
utilitários elétricos
Fatores que influenciam no consumo e na autonomia.
Como ter a melhor autonomia para a sua viatura elétrica?
- Utilizar a travagem regenerativa
- Verificar a pressão dos pneus
- Recarregar sempre a bateria
- Não acelerar excessivamente
- Utilizar o menos possível o ar condicionado
A seguir mostramos alguns truques simples para aumentar a autonomia das viaturas elétricas. Para travar, libere o pedal do acelerador e utilize o travão apenas quando necessário, desta forma aproveita-se ao máximo sistema de travagem regenerativa, +15% de autonomia. Verifique a pressão dos seus pneus: +5% de autonomia. Recarregue sempre as baterias do veículo antes do turno de trabalho, para que elas estejam no seu melhor estado: + 3% de autonomia. Não acelerar demasiadamente se não for realmente útil: +3% de autonomia. No verão, em vez do ar condicionado, abrir o para-brisas frontal, não é irritante e aumenta o conforto: + 10% de autonomia.
Os principais parâmetros que influenciam a autonomia dos veículos elétricos são:
A autonomia das viaturas elétricas, como normalmente ocorre com os veículos de combustão, é influenciada por múltiplos parâmetros, que podem alterar o desempenho e a eficiência destes utilitários veículos, mesmo significativamente. O estilo de condução, o tipo de pneus e o peso da carga têm influência significativa na autonomia de ambas as categorias de veículos (elétricos e de combustão). Existem, no entanto, outros fatores que têm um efeito diferente dependendo do veículo. É o caso de aplicações onde ocorrem frequentes "stop and go" que, no caso dos veículos a gasóleo/gasolina, determina uma redução significativa da autonomia, enquanto nos elétricos (que recuperam energia durante a travagem) o impacto é muito menor. Outro elemento que afeta a gama de ambas as categorias de veículos é o ar condicionado. Vejamos em detalhes as características específicas dos utilitários elétricos.
Fatores que afetam a autonomia de um veículo elétrico
A autonomia declarada dos veículos elétricos ALKE' ATX é referida a uma temperatura ambiente de 25° numa estrada asfaltada plana, com pneus de verão e uma capacidade de carga de 28% (ciclo certificado WLTP). O motor elétrico consome energia apenas em movimento. Quando o veículo está parado, o único consumo vem de elementos auxiliares como o aquecimento ou o ar condicionado, se estiverem ativos. As frequentes paradas e deslocamentos que podem ocorrer na cidade são favoráveis à viatura elétrica que recarrega através da travagem regenerativa. De fato, para obter o máximo rendimento das baterias se recomenda usar a regeneração de energia durante a travagem, e com este dispositivo se pode obter uma económica no consumo de máxima de cerca 30%. Escolhendo uma bateria de alta capacidade, ou o sistema de carga rápida para baterias de lítio ou o sistema com múltiplas baterias com substituição rápida, o seu veículo estará sempre pronto a ser utilizado num tempo muito curto. Eis um exemplo prático: veículo com carga de caixa aberta com bateria de lítio de 20 kWh - carregar 100 kg na plataforma de carga - pneus de verão - ar condicionado (2 horas por dia) - temperatura 27 °C. Carga total do veículo (100 kg) = -3% - Ar condicionado = (2x7) -14%. Autonomia efetiva a 25°C = 200x0,97x0,86= 166,84 Km.
Travagem regenerativa:
recuperação de energia durante a travagem
Modelos, baterias, gama, comparação de preços
Modelos | Capacidade da bateria (kWh) | Autonomia* km |
ATX 340E | Lítio (LiFePO4) 20 kWh | 200 |
ATX 340E | Chumbo Ácido 14.4 kWh | 119 |
ATX 340E | Lítio (LiFePO4) 10 kWh | 86 |
ATX 310E | Chumbo Ácido 10 kWh | 72 |
ATX 320E | Chumbo Ácido 10 kWh | 72 |
ATX 330E | Chumbo Ácido 10 kWh | 64 |
**Máxima autonomia: o valor máximo de autonomia apresentado é indicativo e refere-se aos dados de homologação medidos no ciclo WLTP (circuito combinado) com o veículo ALKE' ATX em configuração básica com caixa de carga aberta.