

Veículos elétricos: quais são as vantagens para a sua empresa?
Veja os benefícios de eletrificar a sua frota
O uso de veículos utilitários elétricos (EUVs) numa empresa não é apenas uma decisão ambientalmente responsável, mas também uma estratégia vantajosa para todos os departamentos da empresa. Este guia descreve os principais benefícios dos veículos elétricos para os vários departamentos, ajudando àqueles que decidem a compreender o impacto positivo em toda a organização.
Quais os benefícios que os veículos utilitários elétricos trazem para cada departamento?
Administração financeira: redução de custos com os veículos elétricos
Os veículos elétricos são geralmente mais económicos do que os veículos a gasolina ou ao gasóleo, e isto se deve ao menor custo da eletricidade em comparação com o combustível, bem como aos menores custos de manutenção. Os utilitários elétricos não dependem de combustíveis fósseis, o que ajuda a reduzir a exposição da empresa às flutuações dos preços do petróleo e do gás, ainda mais se a empresa tiver painéis fotovoltaicos que permitam o auto consumo de energia. Além disso, muitas empresas podem se beneficiar de incentivos fiscais para a aquisição das viaturas elétricas.
Gestão da frota: maior eficiência operacional com veículos de emissões zero
Os veículos comerciais elétricos requerem menos manutenção do que os veículos de combustão interna, resultando em menos tempo de paragem e maior disponibilidade em operação. Algumas cidades e zonas urbanas impõem restrições de acesso a veículos poluentes, enquanto os veículos elétricos podem frequentemente circular livremente nas ZER. As carrinhas elétricas apresentam menos desgaste do que os veículos de combustão interna e, consequentemente, requerem menos manutenção e reparações. Isto pode resultar numa redução de custo considerável para o departamento de gestão de frotas. No caso dos veículos comerciais elétricos da ALKE', é possível equipá-los com um sistema de gestão e monitorização de frotas em Cloud desenvolvido especificamente para estes veículos (Cloud Connected).
Marketing: melhor imagem de marca com veículos elétricos
Os veículos elétricos podem melhorar a imagem da sua empresa comunicando-a como amiga do ambiente e socialmente responsável. Isto pode atrair clientes e funcionários que apreciam estes valores. A adoção de veículos comerciais elétricos demonstra o compromisso de uma empresa com práticas sustentáveis, ajudando a melhorar a sua reputação. A utilização de veículos utilitários elétricos também pode ser uma parte central das campanhas de marketing, destacando o compromisso da empresa com a redução das emissões, um tópico de grande interesse em todos os setores.
Vendas e serviço ao cliente: obter uma vantagem competitiva no mercado
A utilização de veículos elétricos por uma empresa pode trazer uma vantagem competitiva. As empresas que utilizam veículos comerciais elétricos podem diferenciar-se da concorrência, atraindo clientes com consciência ambiental, já que uma parcela destes utilizadores estão cada vez mais inclinados a apoiar as empresas que adotam práticas sustentáveis. A credibilidade e a eficiência dos utilitários elétricos melhoram a velocidade e a eficiência da distribuição e dos serviços.
Recursos humanos: mais atenção à saúde e ao bem-estar dos funcionários com viaturas de emissões zero
A ausência de emissões nocivas contribui para um ambiente de trabalho mais saudável, tanto dentro como fora da empresa. As viaturas elétricas são mais silenciosas, e proporcionam um ambiente de trabalho menos stressante. A introdução de utilitários elétricos oferece oportunidades de formação para o pessoal em novas tecnologias e manutenção avançada. Além disso, a condução de veículos elétricos pode ser menos stressante e mais agradável do que a de veículos convencionais, melhorando potencialmente o bem-estar dos funcionários que os utilizam para trabalhar.
Fatores a considerar na escolha de um veículo utilitário elétrico para a sua empresa
Se está a pensar em comprar um veículo utilitário elétrico para a sua empresa, eis alguns fatores a considerar. Tipo de veículo: existem vários tipos de veículos elétricos disponíveis, incluindo camiões, carrinhas e pickups. Escolha o tipo de veículo que melhor se adapta às necessidades da sua empresa. Autonomia de condução: a autonomia de condução de um veículo elétrico é a distância que este pode percorrer com um único carregamento da bateria. Ao escolher um veículo comercial elétrico, tenha em conta a distância que os seus empregados têm de percorrer diariamente ou o número de turnos em que trabalham. Tempo de carregamento: o tempo de carregamento de uma viatura elétrica é o tempo necessário para recarregar totalmente a bateria. Considere quanto tempo os seus empregados têm para recarregar as suas viaturas quando escolhe um utilitário elétrico. Se o veículo tiver de estar disponível num curto espaço de tempo, ou se a recarga puder ser feita à noite. Custos: O custo de uma carrinha elétrica pode variar consoante o tipo de veículo, a autonomia e outros fatores. Compare os preços dos diferentes modelos antes de tomar uma decisão.