Veículos elétricos da ALKE': o objetivo é a máxima segurança
Veja as vantagens da segurança passiva
Há anos que a ALKE' visa maximizar a segurança dos seus veículos elétrico. Um passo importante foi dado através da colaboração no projeto URBANIZED, em que a ALKE' tem trabalhado no desenvolvimento de uma nova plataforma elétrica para utilização urbana. No centro do projeto URBANIZED está a necessidade de garantir normas de segurança passiva significativamente mais elevadas do que as existentes atualmente no mercado para veículos do mesmo segmento. A participação neste projeto sublinha o empenho da ALKE' em testar
soluções mais seguras, eficientes e integradas para as necessidades do transporte urbano.
As vantagens da segurança passiva nos veículos comerciais ligeiros elétricos:
- Maior proteção contra impactos frontais e laterais, mesmo para veículos ligeiros, que normalmente são utilizados a baixas velocidades
- Redução das zonas deformáveis no compartimento dos passageiros, assegurando, simultaneamente, uma absorção de energia adequada nos impactos frontais
- Elevadas normas de segurança para todos os ocupantes do veículo, e não apenas para o condutor
Segurança nos VCLs
Em resposta à crescente importância dos veículos comerciais ligeiros (VCLs) em ambientes urbanos, o objetivo do projeto URBANIZED e, consequentemente, da equipa de desenvolvimento da ALKE', era redesenhar um quadriciclo adaptado para soluções de distribuição urbana, dando prioridade à eficiência energética, à redução de custos e à segurança do utilizador. O projeto envolveu o restyling e a implementação de reforços estruturais nos veículos elétricos da categoria N1 da ALKE'. A segurança e o conforto foram os principais pontos focais durante a remodelação do interior e do chassis. Reforçamos os níveis de segurança para impactos frontais e laterais, melhorando, ao mesmo tempo, a habitabilidade da cabina. Em particular, o teste de impacto lateral verificou que os conjuntos de baterias, com os seus módulos e células, estão bem protegidos e permanecem no lugar, mesmo sob forte tensão. Além disso, os estudos ergonómicos aperfeiçoaram os requisitos de segurança, assegurando um design compacto, mas espaçoso. Embora os quadriciclos ATX da ALKE' ATX não sejam atualmente obrigados a submeter-se a crash test, trabalhamos o contexto deste projeto para obter as mais elevadas classificações de segurança utilizando os protocolos Euro NCAP existentes para categorias semelhantes/comparáveis. Estes testes foram realizados pela equipa de segurança passiva da IDIADA, um dos principais intervenientes na conceção, engenharia, testes de segurança e homologação de automóveis mundialmente.
Testes de colisão e segurança passiva em veículos elétricos urbanos
O pessoal da ALKE', com a equipa da IDIADA, trabalhou no desenvolvimento de uma nova estrutura tubular mediante atividades de simulação virtual sobre segurança passiva. A construção desta nova estrutura, que tinha o objetivo de melhorar a segurança passiva, minimizou as áreas deformáveis, garantindo simultaneamente uma absorção de energia suficiente nos impactos frontais. Isto foi conseguido através da adição de soluções técnicas normalmente aplicadas a veículos automóveis de maiores dimensões na zona frontal do quadriciclo. A simulação virtual foi seguida de testes físicos de colisão nos laboratórios da Applus+ IDIADA, a fim de estudar exaustivamente os aspetos de segurança e resistência ao choque, avaliando o risco de lesões dos ocupantes em cenários de colisão frontal e lateral. Estes ensaios são cruciais para avaliar o desempenho dos VCLs em condições reais de acidente, fornecendo informações essenciais sobre a integridade estrutural e as medidas de proteção aos ocupante. Os dados recolhidos nestes testes conduziram a novos aperfeiçoamentos da plataforma destinados a elevar os padrões de segurança e a atenuar eficazmente os riscos potenciais associados às colisões em ambientes urbanos.
- aumento dos níveis de segurança para impactos frontais e laterais
- design compacto mas espaçoso
- da simulação virtual ao teste de colisão físico
- elevados padrões de segurança
Sistemas de segurança avançados para veículos comerciais elétricos
No seu roteiro de futuros desenvolvimentos da sua gama de veículos comerciais elétricos ligeiros, a ALKE' previu intervenções orientadas para o estudo e a integração de sistemas destinados a aumentar a segurança não só dos passageiros mas também dos pedestres, como a adição de novos sistemas ADAS e de sensores externos com cobertura de 360°. Estes sistemas procuram antecipar eventuais acidentes que possam envolver pedestres nas imediações do veículo. A visão atual e futura dos quadriciclos elétricos da ALKE' objetivam a maximização da segurança vista de forma sinérgica e abrangente, colocando no centro todos os intervenientes na mobilidade urbana e na logística de última milha.