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5 falsos mitos sobre os veículos elétricos

Nos últimos anos, os veículos elétricos tornaram-se os protagonistas de uma verdadeira revolução no setor da mobilidade. No entanto, apesar dos avanços tecnológicos, ainda existem muitos preconceitos e falsos mitos que impedem algumas pessoas de considerar estas viaturas elétricas uma alternativa viável aos veículos de combustão tradicionais. Neste artigo, vamos desfazer cinco desses mitos, com foco nos veículos comerciais elétricos.

 

Veículo utilitário elétrico adequado para os trabalhos pesados

 

Os veículos elétricos não são adequados para trabalhos pesados

Um mito muito difundido é o de que os veículos utilitários elétricos não podem suportar cargas pesadas ou operações intensivas. A realidade é bem diferente, especialmente no caso dos veículos elétricos da ALKE', conhecidos por serem robustos e de alto desempenho. Por exemplo, os modelos ATX da ALKE' são capazes de transportar até 1630 kg e rebocar até 4500 kg, um desempenho que rivaliza facilmente com muitos veículos a gasóleo ou a gasolina. Os veículos comerciais elétricos da ALKE' são especialmente concebidos para aplicações onde o trabalho é intensivo. Imagine operar num centro urbano com ruas estreitas e muitas vezes pedonais: uma carrinha da ALKE' não só é perfeita para o transporte de mercadorias devido às suas dimensões compactas, como também pode acessar, sem restrições, às zonas de emissões reduzidas (ZER), o que é impossível para um veículo a combustão.

 

Autonomia dos quadriciclos elétricos

 

Os veículos de trabalho elétricos não têm autonomia suficiente

Se é verdade que a autonomia dos primeiros modelos de veículos elétricos era limitada, hoje em dia as coisas mudaram. Os utilitários ligeiros da ALKE', por exemplo, oferecem uma autonomia de até 200 km com um único carregamento, mais do que suficiente para a maioria das operações diárias em ambientes urbanos e industriais. Pense, por exemplo, num aldeamento turístico: um quadriciclo elétrico pode ser utilizado durante todo o dia para transportar hóspedes, bagagens ou equipamentos, sem nunca os incomodar com o ruído ou a poluição de um motor de combustão. E se precisar de recarregar? Uma pausa durante o almoço ou em momentos de atividade menos intensa é, muitas vezes, suficiente para recuperar energia.

 

Custo viatura elétrica

 

Os veículos elétricos são demasiado caros

É verdade que a compra inicial de um veículo elétrico pode parecer mais cara do que a de um veículo convencional. No entanto, se considerarmos o custo total de propriedade (TCO), as viaturas elétricas são frequentemente mais economicas a longo prazo. Devido aos custos de manutenção mais baixos e à eletricidade mais barata do que o combustível fóssil, a redução de custo é significativa. Tomemos o caso de um armazém ou de um hangar: um veículo da ALKE', utilizado para o transporte interno, não só reduz consideravelmente os custos de combustível, como também requer menos manutenção, devido à simplicidade do motor elétrico. E não podemos esquecer os vários incentivos fiscais e subsídios governamentais que podem reduzir ainda mais o preço de compra.

 

Versatilidade dos veículos comerciais elétricos

 

Os veículos comerciais elétricos não são suficientemente versáteis

Muitas pessoas pensam que os veículos elétricos são adequados apenas para algumas utilizações específicas, mas a verdade é que a sua versatilidade é impressionante. Os veículos da ALKE', por exemplo, podem ser personalizados com uma gama de mais de 100 configurações: carroçarias basculantes, caixa de cargas fechados e abertas, mesmo refrigeradas, plataformas elevatórias e muito mais. Imagine um hospital: um veículo elétrico pode ser equipado para transportar roupa ou medicamentos, deslocando-se silenciosamente nos corredores exteriores e interiores sem incomodar os pacientes. Ou pense numa feira comercial: com um utilitário da ALKE', pode-se deslocar facilmente entre stands, sem produzir emissões que possam incomodar expositores e visitantes. Os veículos comerciais elétricos da ALKE' são adequados tanto para utilização nas ruas dos centros urbanos e também em aplicações todo-o-terreno, e pode encarar as aplicações em todos os setores, da indústria à agricultura, do turismo à administração pública.

 

Quadriciclo elétrico ecológico

 

Os veículos elétricos não são tão amigos do ambiente como parecem

Um dos mitos mais persistentes é o de que os veículos elétricos não são realmente ecológicos, tendo em conta a produção de baterias e a energia necessária para as recarregar. Embora seja verdade que a produção de baterias tem um impacto ambiental, este é largamente compensado pela ausência de emissões durante a utilização e pela utilização crescente de energias renováveis para o recarregamento. Nos próximos anos, esta vantagem ambiental tornar-se-á ainda mais significativa, uma vez que uma parte crescente de energia verde entrará na rede em todos os principais mercados. Consequentemente, os automóveis e veículos elétricos serão cada vez mais recarregados com energia renovável de forma totalmente automática. Em áreas propensas a explosões, por exemplo, como fábricas de produtos químicos, depósitos de combustível ou áreas perigosas, a utilização de veículos elétricos ALKE' com certificação ATEX não só é mais segura, como também reduz drasticamente o impacto ambiental em comparação com os motores a gasóleo, que emitem partículas e gases nocivos. Para além da ausência de poluição atmosférica com os veículos elétricos, temos também a ausência de poluição sonora. A ausência de ruído contribui para o bem-estar das pessoas e para a paz e tranquilidade nas zonas de utilização.

 

 

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