Conselhos de como utilizar um veículo elétrico da ALKE' nas montanhas

Como utilizar um veículo elétrico nas montanhas

 

A ALKE' demonstra, em várias ocasiões, o elevado desempenho dos seus veículos elétricos, mesmo nas situações mais extremas. Mas, como estes utilitários se comportam nas montanhas? É possível enfrentar as rotas montanhosas com uma viatura elétrica? Vamos a descobrir nesta página.

 

Quatro dicas de como utilizar um veículo elétrico nas montanhas:

  • Ao descer a montanha utilize o sistema de travagem regenerativa
  • Utilizar pneus de perfil baixo se a estrada for pavimentada
  • Usar pneus de inverno se houver neve ou gelo na estrada
  • Recomendamos o modelo ATX 340E com baterias de lítio, porque são mais potentes

 

Veículo elétrico todo-o-terreno da ALKE'

 

Utilitários elétricos - Teste em montanha

Realizamos um teste com um utilitário elétrico nas montanhas, o modelo ATX 340E com bateria de lítio de 20 kWh. Foram percorridos um total de 112 km, com uma diferença de altitude de 600 m e uma altura máxima de 212 m. No final do teste, a bateria era a cerca de 30% da sua capacidade. O veículo foi equipado com o Vehicle Body Computer da ALKE' (VBC), para obter um registo completo de todos os parâmetros durante o percurso. Este, em parte feito em estrada asfaltada e em todo-o-terreno, era caracterizado por frequentes paradas e retomadas. Isto, com as descidas, tornou possível fazer um uso significativo da travagem regenerativa e chegar ao fim do teste com a bateria com cerca de 30% da sua capacidade. Nos veículos elétricos, ao contrário dos veículos com carburador, a reserva de energia pode aumentar.

 

Test-drive de veículos elétricos ALKE' na estrada

 

Condução de viaturas elétricas em subidas

O teste do ATX 340E foi realizado em estradas estreitas e acidentadas, com curvas fechadas e difíceis, e em subidas e descidas. Graças ao motor assíncrono de indução AC 48V, as viaturas elétricas da ALKE' são capazes de enfrentar com determinação subidas até 35%. Além disso, sendo compactos, são muito ágeis nas estradas de montanha. Os utilitários da ALKE' adotam soluções técnicas derivadas dos setores todo-o-terreno e industrial e, por esta razão, são capazes de enfrentar facilmente aplicações off-road. As viaturas da ALKE' circulam, sem problemas, em terrenos com a presença de neve ou gelo. No momento que utilizar um veículo elétrico nas montanhas, se deve avaliar cuidadosamente se é necessário recarregá-lo antes de partir. Geralmente não é necessário. Iniciando com uma bateria totalmente carregada, não será possível utilizar plenamente da energia do sistema de travagem regenerativa durante a descida.

 

Utilitários ecológicos da ALKE'

 

Utilitários ecológicos da ALKE' - A natureza vem em primeiro lugar

Todos os utilitários da ALKE' são movidos eletricamente. Consequentemente, estas viaturas ecológicas não têm apresentam emissão de poluentes. Além disso, são também silenciosas, razão pela qual são particularmente apreciados em ambientes de montanha. Isto é demonstrado pelo fato de serem escolhidos por muitos municípios de montanha para atividades de manutenção e recolha de resíduos. Até os parques naturais utilizam os veículos elétricos da ALKE' para as suas atividades internas, tais como manutenção e gestão de animais. O elevado desempenho que estes veículos podem garantir, com a ausência de emissões poluentes e acústicas, torna-os ideais para utilização nas montanhas e colinas, porque conseguem combinar a capacidade de trabalho com o respeito ao meio ambiente.

 

 

 

Escreva para receber informações sobre os veículos elétricos da ALKE':





Dados processados em conformidade com o Decreto Legislativo 196/03 e o "GDPR" 2016/679

 

 

 

Topo