Veículos de recolha de resíduos para feiras e eventos Veículos de recolha de resíduos para feiras e eventos

Veículos de recolha de resíduos para feiras e eventos

Nos últimos anos, o foco na sustentabilidade ambiental tem crescido significativamente, levando os organizadores de feiras e congressos a procurar soluções mais ecológicas e eficientes para administrar os resíduos gerados durante estes eventos. Neste contexto, os veículos utilitários elétricos de recolha de resíduos surgem como uma opção inovadora e responsável para enfrentar a este desafio.

Os utilitários elétricos da ALKE' foram escolhidos para a JMJ Lisboa 2023. Saiba o porquê:

 

Veículos de saneamento para grandes eventos

Todas as vantagens dos veículos de recolha de resíduos para feiras e eventos

As viaturas elétricas de recolha de lixo oferecem inúmeras vantagens ambientais e práticas, que os tornam ideais para os grandes eventos. Eles não emitem gases de escape nocivos ao ambiente e isto é fundamental durante eventos ao ar livre ou em locais com grande concentração de pessoas, onde a poluição do ar pode ter um impacto significativo na saúde pública. Estes tipos de utilitários são conhecidos por serem muito silenciosos em comparação com os seus homólogos de combustão interna. Esta caraterística torna-os ideais para eventos em que o ruído poderia perturbar os espetadores ou os artistas no palco. Além disso, a eficiência dos veículos elétricos torna-os adequados para cobrir grandes áreas sem a necessidade de reabastecimento frequente. Embora o investimento inicial para a aquisição de carrinhas elétricas possa ser mais elevado, os custos operacionais são geralmente mais baixos. A manutenção é menos dispendiosa e o custo de carregamento das baterias é geralmente inferior ao da gasolina ou do gasóleo. Os veículos comerciais elétricos de recolha de resíduos podem ser concebidos de forma flexível para responder às necessidades específicas de um grande evento, podendo ser equipados com reservatório de capacidades variáveis de recolha de resíduos e, desta forma, é capaz de se adaptar a qualquer tamanho de evento. A utilização de veículos elétricos para a gestão de resíduos durante um congresso demonstra um compromisso com a sustentabilidade e o ambiente, o que pode melhorar a perceção do público do evento em relação às empresas envolvidas, além de ser um passo importante para a sustentabilidade ambiental. Estas soluções não só reduzem o impacto ambiental do evento, como também oferecem benefícios económicos e promovem uma imagem corporativa positiva.

 

Veículo elétrico de recolha de resíduos para feiras e eventos

Estudo de caso: frota de veículos elétricos da ALKE' na JMJ Lisboa 2023

O serviço de saneamento urbano do município de Lisboa colocou em campo 10 viaturas da ALKE' ATX 340E, com plataforma basculante de 180cm x 123cm e taipais, durante a JMJ Lisboa 2023. Estes veículos foram utilizados para reforçar as operações de limpeza na cidade e na área do evento, recolher contentores, transportar ferramentas e apoiar as equipas de limpeza de Lisboa. Estas equipas recolheram 117 toneladas de resíduos no parque onde decorreu o evento. Os operadores recolheram 72% dos resíduos, repartidos da seguinte forma: 52% de embalagens, 11% de papel e 9% resíduos de orgânicos. Cada um dos 34 setores da zona do Parque Tejo foi equipado com 150 contentores de reciclagem. O principal problema a resolver foi o aumento súbito do número de turistas na cidade: administrar 1,5 milhões de pessoas em toda a cidade não era fácil. A pressão turística aumentou a uma escala sem precedentes. Para enfrentar este problema, a Câmara Municipal de Lisboa criou um sistema de limpeza e recolha através da aquisição de vários equipamentos e veículos novos. Para responder às exigências ecológicas, a cidade apostou na aquisição de veículos utilitários elétricos. Tendo em conta o normal funcionamento do Departamento de Saneamento Urbano de Lisboa, a aquisição de veículos elétricos foi necessária para fazer face ao previsível aumento do número de turistas na cidade, sobretudo nas zonas históricas, onde as ruas são estreitas e de difícil circulação. Além disso, inúmeros eventos exigem a utilização deste tipo de pequenos quadriciclos elétricos. Este tipo de veículo é ideal para os centros das cidades, uma vez que não polui e é especificamente concebido para zonas de acesso restrito, facilitando assim a recolha de resíduos. Relativamente às ZER da cidade, ocorreram aberturas significativas durante as JMJ: novos espaços comerciais, novos restaurantes e novas habitações, obrigando a um reajustamento permanente do sistema de recolha de resíduos, com melhorias significativas em termos de saneamento e eficiência, através da criação, pela Câmara Municipal de Lisboa, de um sistema de recolha por uma rede de 17.000 contentores de papel para servir aos inúmeros peregrinos. Estes contentores foram recolhidos com utilitários da ALKE' que apoiaram todo o evento. Mas quais foram as características dos veículos elétricos da ALKE' mais apreciadas na utilização durante este grande evento? Sem dúvida, a facilidade de manobra, muito útil nas ZER e nas zonas das JMJ. O motor silencioso permite trabalhar à noite e perto dos peregrinos acampados. O espaço na área de carga foi perfeito para transportar os resíduos recolhidos e foi fácil para os operadores descarregarem os sacos.

 

Frota de recolha de resíduos para feiras sustentáveis

Frota sustentável de veículos para a recolha de resíduos

Atualmente, a organização de grandes eventos, como festivais, concertos, feiras, conferências internacionais, congressos ou os Jogos Olímpicos, tornou-se uma parte fundamental da nossa cultura e sociedade. No entanto, estes eventos de massas podem ter um impacto significativo no ambiente, na sociedade e na economia. Desta maneira, é crucial considerar a sustentabilidade como um elemento-chave na organização destes eventos para reduzir os impactos negativos e maximizar os benefícios a longo prazo. Um dos principais objetivos da sustentabilidade nos grandes eventos é a redução do impacto ambiental, e isto implica na adoção de práticas que minimizem o consumo de recursos naturais, a produção de resíduos e as emissões de gases com efeito estufa, incluindo a utilização de fontes de energia renováveis, a gestão responsável dos resíduos, a utilização de veículos com emissões zero, e a promoção dos transportes públicos e das bicicletas para reduzir a utilização de veículos de combustão tradicional. Os veículos elétricos da ALKE' são também utilizados em feiras, congressos e grandes eventos, como a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa 2023, os Jogos Olímpicos de Paris e o Campeonato Mundial de Rugby. Os equipamentos normalmente utilizados neste contexto são o reservatório de recolha de resíduos, o taipais e o módulo ambulância.

 

 

Para mais informações sobre os veículos de recolha de resíduos para feiras e eventos da ALKE', escreva uma mensagem aqui:





Dados processados em conformidade com o Decreto Legislativo 196/03 e o "GDPR" 2016/679