ALKE' - Recarga de veículos elétricos com painéis fotovoltaicos

Recarga de veículos elétricos com painéis fotovoltaicos

 
 

A recarga de veículos elétricos utilizando painéis fotovoltaicos torna a mobilidade sem emissões totalmente ecológica. Vamos explicar como funciona e os benefícios.

 

 

Painéis fotovoltaicos - veículos elétricos: Principais benefícios

  • Auto consumo de energia e, portanto, uma maior redução dos custos
  • Maior redução das emissões de CO2
  • Imagem ecológica e amiga do ambiente
  • Mobilidade totalmente eco-sustentável

 

Recarga de veículos elétricos com painéis solares

 

Recarga de veículos elétricos com sistema fotovoltaico

Graças aos sistemas fotovoltaicos para recarga de veículos elétricos, a mobilidade elétrica baseia-se inteiramente na energia limpa com respeito e a favor da proteção ambiental. Através de estações fotovoltaicas ou outros tipos de sistemas fotovoltaicos é possível fornecer não somente aos usuários domésticos ou empresariais, mas também às viaturas elétricas, com uma vantagem considerável em custos. A combinação de painéis solares - sistemas de armazenamento - e veículos elétricos pode ser interessante não só do ponto de vista económico, muitos indivíduos e empresas poderiam optar por estas tecnologias também por razões ideológicas ou por uma questão de imagem, algumas grandes realidades já estão a caminhar nesta direção. Os sistemas fotovoltaicos com sistema de armazenamento permitem que os veículos sejam utilizados durante o dia e recarregados à noite para estarem prontos para uso no dia seguinte. Estes sistemas integrados capazes de fornecer energia limpa e renovável são úteis tanto para uso doméstico como empresarial ou público e permitem uma mobilidade completamente eco-sustentável.

 

Estação fotovoltaica

Estação fotovoltaica

Recarga viaturas eletricas

Recarga viaturas eletricas

Painéis fotovoltaicos

Painéis fotovoltaicos

 

Veículos fotovoltaicos e elétricos: uma combinação vencedora

Estações de recarga equipadas com painéis fotovoltaicos, instaladas nos telhados ou nos estacionamentos, além de um sistema de armazenamento de energia garantem o fornecimento de energia elétrica às viaturas elétricas durante o dia, enquanto se usados diretamente nos veículos, os painéis solares seriam ineficazes devido à limitada área de superfície. A economia em termos de custos e a eco-sustentabilidade desta solução significa que os sistemas integrados de energia solar estão a tornar-se cada vez mais populares. Hoje já são adotados por alguns municípios, grandes centros de distribuição e, em alguns casos, até por particulares, e representam o futuro. O auto consumo fotovoltaico combinado com sistemas de armazenamento e veículos elétricos torna-se um sistema integrado e eficiente tanto do ponto de vista económico como de impacto ambiental.

 

Perguntas mais frequentes sobre a recarga de veículos elétricos ALKE' *

Qual é a capacidade da bateria em kWh? A capacidade da bateria é de 20 kWh, mas está configurada a 80%, portanto é de 16 kWh e carrega cerca de 18,5 kWh da rede elétrica.
Quantos quilómetros posso fazer no inverno e no verão? O alcance máximo dos veículos ALKE' é até 200 km (em condições otimizadas de operação). Com a utilização do ar condicionado ou aquecimento elétrico o alcance é reduzido em 15%.
Quanto tempo leva um veículo a recarregar? O tempo de recarga da bateria de lítio de 20 kWh é de 6,5 horas. Com carga rápida o tempo é de 2,6 horas, neste último caso é necessário estar equipado com o Carregador Rápido e um sistema industrial trifásico de 380 volts.
Com o meu sistema de 6 kw, se eu tiver uma acumulação, quantos quilómetros posso recarregar? A eficiência de um sistema fotovoltaico de 6 kw com acumulação permite recarregar o meu veículo com uma fonte renovável de acordo com a tabela abaixo. Esta é uma tabela explicativa com indicação mensal dos quilómetros recarregáveis por noite, tomando como referência a cidade de Roma na Itália (obviamente os dados podem variar de acordo com a localização geográfica e as condições climáticas).

* Os dados referem-se ao modelo ATX 340E com bateria de lítio de 20 kWh.

 

Mês [ Roma - Itália ] Produção média por dia [ sistema de 6 kW ]
kWh/dia
Km recarregados por noite
Janeiro 14.10 152
Fevereiro 19.36 Recarga completa
Março 22.80 Recarga completa
Abril 24.80 Recarga completa
Maio 26.40 Recarga completa
Junho 28.20 Recarga completa
Julho 29.60 Recarga completa
Agosto 28.80 Recarga completa
Setembro 25 Recarga completa
Outubro 20.60 Recarga completa
Novembro 15.60 169
Dezembro 13.66 148

 

 

Tomada

Tomada

Tomada industrial

Tomada industrial - Recarga veículo elétrico

Tomada doméstica

PTomada doméstica - Recarga viatura elétrica

 

Como recarregar uma viatura elétrica

As viaturas elétricas, incluindo os utilitários da ALKE', podem ser recarregados utilizando quatro tipos de tomadas: industrial azul, industrial vermelha (380V), Schuko e doméstica italiana.A fonte de alimentação deve ser capaz de fornecer 16A durante pelo menos 8 horas continuamente. O sistema elétrico deve, portanto, ter o tamanho adequado, a recarga também pode ser feita com uma potência de 3 kW, mas, neste caso, nenhum outro consumo pode ocorrer durante a fase de carga. Para a carga de veículos elétricos, o uso de adaptadores deve ser absolutamente evitado. Como estação de carga principal, porém, é aconselhável o uso da tomada industrial azul, enquanto a tomada industrial vermelha de 380V deve ser usada para a recarga rápida.

 

 

Escreva uma mensagem para obter mais informações sobre os veículos elétricos da ALKE'.





Dados processados em conformidade com o Decreto Legislativo 196/03 e o "GDPR" 2016/679

 

 

Topo