

História do automóvel elétrico
Vejamos a evolução ao longo do tempo e algumas curiosidades que nem todos conhecem
Hoje em dia, o automóvel elétrico é cada vez mais uma realidade, mas como é que ele evoluiu ao longo do tempo? E como se inseriram os veículos elétricos ALKE'? Vários factores aceleraram o desenvolvimento destes veículos, incluindo certamente as baterias de lítio.
Alguns fatos interessantes sobre o automóvel elétrico:
- O carro a bateria foi um dos primeiros automóveis a ser criado
- No início dos anos 1900, os carros elétricos vendiam mais do que os carros a gasolina
- Atualmente, todos os grandes construtores têm veículos elétricos nas suas carteiras.
- A ALKE' produz veículos elétricos há mais de 20 anos
Automóveis elétricos: passado, presente e futuro
Hoje em dia, fala-se muito dos motores elétricos e da mobilidade sustentável. Parece uma história muito recente, mas, na realidade, o carro a bateria foi um dos primeiros automóveis a ser criado. Entre 1832 e 1839, foi fabricada a primeira carruagem elétrica e, em 1835, foi inventado o primeiro carro elétrico. Durante algum tempo, no início do século XX, os carros elétricos venderam mais do que os carros a gasolina e, durante todo o século XIX, o carro elétrico parecia ser a solução óbvia para o futuro do automóvel. No início do século XX, a luta entre o elétrico e o endotérmico tornou-se feroz: o desempenho e a autonomia premiavam o motor de combustão interna, mas o elétrico garantia mais simplicidade e, sobretudo, um comportamento mais "limpo". No entanto, com o passar do tempo, devido à autonomia limitada (naquele momento atingia pouco mais de 30 km), a difusão dos veículos elétricos sofreu um retrocesso e a tecnologia nunca foi adequadamente desenvolvida. Os estudos sobre os veículos elétricos foram retomados nos anos 90, conduzindo à criação de viaturas com elevado desempenho e autonomia. Atualmente, todos os principais fabricantes têm pelo menos um veículo eléctrico nas suas linhas.
A evolução dos veículos elétricos da ALKE'
A ALKE' fabrica veículos elétricos há mais de vinte anos. A história começou em 2000 com a série AT100E. Em Novembro de 2004, a ALKE' apresentou a série ATX, uma evolução da linha anterior, com design e um desempenho melhorados. Em 2010, foi apresentada uma nova gama de veículos, a XT, com um design futurista e soluções técnicas de vanguarda, na qual a componente electrónica foi melhorada. Desde 2011, a ALKE' decidiu investir exclusivamente nos veículos elétricos, concentrando-se na pesquisa e desenvolvimento de soluções para as necessidades de quem exige desempenho e respostas de vanguarda para a mobilidade sustentável. Em 2013 é apresentada a nova gama de veículos ATX com homologação europeia para a circulação rodoviária (categoria N1). Em 2018 surge no mercado a gama ATX3, com um design totalmente novo e um desempenho superior ao da linha ATX2. Do ponto de vista tecnológico, os ATX3 podem ser equipados com um computador de bordo que liga todos os dispositivos do veículo à plataforma cloud da ALKE', que permite a monitorização em tempo real das atividades a bordo e permite o diagnóstico remoto, também em tempo real, em caso de anomalias.
Veículos elétricos conectados ao Cloud
A evolução tecnológica dos veículos elétricos da ALKE' está em constante progresso. Atualmente, todos os utilitários da ALKE' podem ser equipados com um computador de bordo. Este sistema fornece os principais dados de funcionamento do veículo em tempo real. Através da plataforma ALKE' Cloud Connected, desenvolvida especificamente para as viaturas da ALKE', é possível ter uma visão de 360° dos veículos, mesmo em tempo real. Esta ferramenta, através de vários relatórios disponíveis, permite efetuar toda uma série de análises, otimizando as operações diárias e reduzindo os custos.
Uma evolução contínua: veículos elétricos a hidrogénio
Para além da propulsão totalmente elétrica, a ALKE' está a trabalhar noutros tipos de propulsão. Mais concretamente, estamos a falar de veículos elétricos a hidrogénio, ou seja, veículos elétricos com um extensor de autonomia a hidrogénio. Trata-se de veículos híbridos em que uma célula de combustível de hidrogénio é utilizada para gerar eletricidade para alimentar o motor elétrico e aumentar a autonomia. Esta tecnologia oferece, sem dúvida, numerosas vantagens como maior autonomia, tempos de carregamento mais curtos e emissões nulas. As aplicações dos veículos elétricos com extensores de autonomia a hidrogénio podem ser diversas, tais como: em viagens que exijam longas distâncias; no transporte de mercadorias de média a longa distância; nas atividades de serviço para os municípios, como a manutenção diária de estradas; na gestão de resíduos; operação todo-o-terreno; ou para aplicações especiais, como em zonas remotas.
Veículos de condução autónoma UGV
A pesquisa e o desenvolvimento contínuos da ALKE' são motivados pelo desejo de oferecer aos seus clientes soluções avançadas no setor da mobilidade elétrica. É por isso que a ALKE' também está a fazer experiências com veículos autónomos. As possibilidades de utilização são numerosos, por exemplo, a logística autónoma, a logística intermodal otimizada ou a logística integrada com smart grid, mas também em situações de risco, como, por exemplo, em catástrofes naturais. As viaturas autónomas na versão à prova de explosão ATEX também são utilizados em ambientes com risco de explosão e em túneis. Outra área de utilização é a entrega de refeições, por exemplo, em hospitais.