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Estatísticas da mobilidade sustentável: relatório detalhado para cada país europeu Estatísticas da mobilidade sustentável: relatório detalhado para cada país europeu

Estatísticas da mobilidade sustentável: relatório detalhado para cada país europeu

Hoje em dia, a utilização de um veículo elétrico é ainda mais amiga do ambiente, uma vez que as fontes de energia renováveis ultrapassaram, em média, 40% da cobertura da procura de eletricidade em toda a Europa e a projeção para os próximos cinco anos é chegar aos 60%. Vamos analisar em conjunto esta notícia muito positiva que ainda poucos conhecem.

De onde vem a vantagem ecológica dos veículos elétricos?

  • A crescente quota de energias renováveis
  • O ciclo de vida dos automóveis
  • As emissões durante a utilização

 

Veículo elétrico ecológico da ALKE'

Mais de 40% da energia é gerada a partir de fontes renováveis

Um dos principais argumentos dos que afirmam que os carros elétricos poluem mais é que a eletricidade utilizada para os carregar ainda provém, na maioria, de combustíveis fósseis. Embora isso fosse verdade no passado, atualmente o panorama energético está a mudar drasticamente. Conforme as estatísticas mais recentes da Agência Internacional da Energia (AIE), a percentagem de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis continua a aumentar. Em muitos países europeus, a energia eólica, solar e hidroelétrica já cobrem uma parte significativa da procura. Por exemplo, em 2023, a União Europeia produziu mais de 40% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis (Eurostat). Em países como a Alemanha e a Espanha, as energias renováveis excederam 50% da produção total de eletricidade (AIE). A Itália registou um forte crescimento da energia fotovoltaica e eólica, reduzindo cada vez mais a dependência do gás e do carvão (GSE - Gestore Servizi Energetici). Isto significa que, à medida que a rede elétrica se torna mais limpa, a pegada de carbono dos automóveis elétricos também diminui. Este quadro compara a produção de energia a partir de fontes renováveis com o consumo total de eletricidade de alguns dos principais países europeus em 2024, mostrando tanto a produção em terawatt-hora (TWh) como a percentagem do consumo total:

 

 

País Produção a partir de fontes renováveis (TWh) Consumo total de eletricidade (TWh) Percentagem de fontes renováveis (%) Fontes de energia
Alemanha 208,6 515,0 40,5 pv-magazine.it
França 120,0 450,0 27,0 LowCarbonPower
Reino Unido 141,0 275,0 51,0 NESO
(National Energy System Operator)
 
Itália 128,5 312,3 41,2 Rinnovabili
Espanha 139,0 248,0 56,0 Reuters
Noruega 153,8 155,4 99,0 LowCarbonPower
Suécia 155,6 161,6 96,3 LowCarbonPower
Dinamarca 29,0 34,5 84,1 LowCarbonPower

 

Veículos comerciais elétricos sustentáveis com emissões zero

O ciclo de vida dos automóveis elétricos

Para avaliar o impacto ambiental de um automóvel, é necessário considerar todo o seu ciclo de vida, que inclui a produção e montagem dos materiais, a utilização e o consumo, a eliminação e a reciclagem. Os automóveis elétricos têm um impacto maior na fase de produção do que os automóveis de combustão interna, principalmente devido à bateria, que necessita de recursos minerais como o lítio, o cobalto e o níquel. No entanto, esta “dívida de CO₂” é rapidamente compensada na fase de utilização, devido à ausência total de emissões diretas e à utilização crescente de eletricidade proveniente de fontes renováveis.

 

Utilitários elétricos e fontes de energia renováveis

Emissões durante a utilização: a vantagem dos veículos elétricos

Os veículos térmicos, mesmo os mais modernos e avançados, emitem constantemente CO2 durante todo o seu ciclo de vida, queimando combustíveis fósseis como a gasolina ou o gasóleo. Mesmo os motores mais eficientes, com baixas emissões de CO2 por quilómetro percorrido, não conseguem eliminar completamente este problema. Pelo contrário, os veículos elétricos não produzem emissões diretas durante a condução. É verdade que a produção da eletricidade necessária para os alimentar pode gerar CO2, mas é aqui que entra em jogo um aspeto fundamental: a transição energética. Estudos e estatísticas realizados por institutos de investigação independentes mostram que um automóvel elétrico, dependendo do cabaz energético do país em que é utilizado, pode compensar o impacto acrescido da produção das baterias durante um período de 10 000 a 30 000 km percorridos. Considerando que um automóvel tem uma vida útil média de cerca de 200.000 km, a vantagem ecológica dos automóveis elétricos é óbvia.

 

Mobilidade urbana sustentável e fontes de energia renováveis

Mobilidade urbana sustentável

No contexto da mobilidade urbana sustentável, é crucial a adoção de veículos de trabalho elétricos, como carrinhas de entregas, veículos de recolha de lixo ou veículos de limpeza e manutenção de ruas ou parques. Através da integração com as energias renováveis, estes veículos podem reduzir ainda mais o impacto ambiental de todo o sistema de transportes urbanos. As cidades sofrem de elevados níveis de poluição atmosférica e sonora, como demonstram as estatísticas e outros dados, e os veículos comerciais contribuem significativamente para essas emissões. É por isso que muitas cidades já estão a incentivar a adoção de veículos elétricos para os transportes públicos e a logística urbana. A transição ecológica está em curso, e cada passo em direção a uma mobilidade mais limpa contribui para reduzir o nosso impacto no planeta. A adoção de veículos de trabalho elétricos desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida nas cidades, reduzindo a poluição e os custos operacionais.

 

 

 

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