

Estatísticas da mobilidade sustentável: relatório detalhado para cada país europeu
Hoje em dia, a utilização de um veículo elétrico é ainda mais amiga do ambiente, uma vez que as fontes de energia renováveis ultrapassaram, em média, 40% da cobertura da procura de eletricidade em toda a Europa e a projeção para os próximos cinco anos é chegar aos 60%. Vamos analisar em conjunto esta notícia muito positiva que ainda poucos conhecem.
De onde vem a vantagem ecológica dos veículos elétricos?
- A crescente quota de energias renováveis
- O ciclo de vida dos automóveis
- As emissões durante a utilização
Mais de 40% da energia é gerada a partir de fontes renováveis
Um dos principais argumentos dos que afirmam que os carros elétricos poluem mais é que a eletricidade utilizada para os carregar ainda provém, na maioria, de combustíveis fósseis. Embora isso fosse verdade no passado, atualmente o panorama energético está a mudar drasticamente. Conforme as estatísticas mais recentes da Agência Internacional da Energia (AIE), a percentagem de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis continua a aumentar. Em muitos países europeus, a energia eólica, solar e hidroelétrica já cobrem uma parte significativa da procura. Por exemplo, em 2023, a União Europeia produziu mais de 40% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis (Eurostat). Em países como a Alemanha e a Espanha, as energias renováveis excederam 50% da produção total de eletricidade (AIE). A Itália registou um forte crescimento da energia fotovoltaica e eólica, reduzindo cada vez mais a dependência do gás e do carvão (GSE - Gestore Servizi Energetici). Isto significa que, à medida que a rede elétrica se torna mais limpa, a pegada de carbono dos automóveis elétricos também diminui. Este quadro compara a produção de energia a partir de fontes renováveis com o consumo total de eletricidade de alguns dos principais países europeus em 2024, mostrando tanto a produção em terawatt-hora (TWh) como a percentagem do consumo total:
País | Produção a partir de fontes renováveis (TWh) | Consumo total de eletricidade (TWh) | Percentagem de fontes renováveis (%) | Fontes de energia | |
Alemanha | 208,6 | 515,0 | 40,5 | pv-magazine.it | |
França | 120,0 | 450,0 | 27,0 | LowCarbonPower | |
Reino Unido | 141,0 | 275,0 | 51,0 | NESO (National Energy System Operator) |
|
Itália | 128,5 | 312,3 | 41,2 | Rinnovabili | |
Espanha | 139,0 | 248,0 | 56,0 | Reuters | |
Noruega | 153,8 | 155,4 | 99,0 | LowCarbonPower | |
Suécia | 155,6 | 161,6 | 96,3 | LowCarbonPower | |
Dinamarca | 29,0 | 34,5 | 84,1 | LowCarbonPower |
O ciclo de vida dos automóveis elétricos
Para avaliar o impacto ambiental de um automóvel, é necessário considerar todo o seu ciclo de vida, que inclui a produção e montagem dos materiais, a utilização e o consumo, a eliminação e a reciclagem. Os automóveis elétricos têm um impacto maior na fase de produção do que os automóveis de combustão interna, principalmente devido à bateria, que necessita de recursos minerais como o lítio, o cobalto e o níquel. No entanto, esta “dívida de CO₂” é rapidamente compensada na fase de utilização, devido à ausência total de emissões diretas e à utilização crescente de eletricidade proveniente de fontes renováveis.
Emissões durante a utilização: a vantagem dos veículos elétricos
Os veículos térmicos, mesmo os mais modernos e avançados, emitem constantemente CO2 durante todo o seu ciclo de vida, queimando combustíveis fósseis como a gasolina ou o gasóleo. Mesmo os motores mais eficientes, com baixas emissões de CO2 por quilómetro percorrido, não conseguem eliminar completamente este problema. Pelo contrário, os veículos elétricos não produzem emissões diretas durante a condução. É verdade que a produção da eletricidade necessária para os alimentar pode gerar CO2, mas é aqui que entra em jogo um aspeto fundamental: a transição energética. Estudos e estatísticas realizados por institutos de investigação independentes mostram que um automóvel elétrico, dependendo do cabaz energético do país em que é utilizado, pode compensar o impacto acrescido da produção das baterias durante um período de 10 000 a 30 000 km percorridos. Considerando que um automóvel tem uma vida útil média de cerca de 200.000 km, a vantagem ecológica dos automóveis elétricos é óbvia.
Mobilidade urbana sustentável
No contexto da mobilidade urbana sustentável, é crucial a adoção de veículos de trabalho elétricos, como carrinhas de entregas, veículos de recolha de lixo ou veículos de limpeza e manutenção de ruas ou parques. Através da integração com as energias renováveis, estes veículos podem reduzir ainda mais o impacto ambiental de todo o sistema de transportes urbanos. As cidades sofrem de elevados níveis de poluição atmosférica e sonora, como demonstram as estatísticas e outros dados, e os veículos comerciais contribuem significativamente para essas emissões. É por isso que muitas cidades já estão a incentivar a adoção de veículos elétricos para os transportes públicos e a logística urbana. A transição ecológica está em curso, e cada passo em direção a uma mobilidade mais limpa contribui para reduzir o nosso impacto no planeta. A adoção de veículos de trabalho elétricos desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida nas cidades, reduzindo a poluição e os custos operacionais.