Contacte-nos

Catálogo
vehículos

ALKE'
no mundo

Patente B: Que veículos pode conduzir? Patente B: Que veículos pode conduzir?

Patente B: Que veículos pode conduzir?

Vamos descobrir juntos

A transição para a mobilidade elétrica está a acontecer cada vez mais e com ela surgem muitas questões, especialmente no que diz respeito às cartas de condução. Se tiver uma carta de condução B, que veículos elétricos pode conduzir? Vamos descobrir juntos.

Que veículos elétricos posso conduzir com uma carta de condução B:

  • Todos os modelos de veículos utilitários elétricos da linha ATX da ALKE'
  • Qualquer veículo elétrico da classe N1
  • Veículos com uma carga máxima não superior a 3,5 toneladas
  • Veículos homologados até 3.500 kg, com reboque até 1.350 kg

 

Veículo elétrico de reboque com carta de condução B

 

Com a carta de condução B, pode conduzir veículos com uma massa total de até 3.500 kg

Com a carta B, é possível conduzir todos os modelos de veículos utilitários elétricos da ALKE', incluindo os veículos pesados e de alto desempenho. A carta B é a carta de condução mais comum e difundida, permitindo o acesso a uma vasta gama de veículos elétricos, incluindo os classificados como N1, ou seja, os veículos comerciais destinados ao transporte de mercadorias. Para além de permitir a condução de automóveis e ciclomotores, a carta B permite também a utilização de certos tipos de motociclos e scooters, alargando assim as possibilidades de mobilidade dos seus titulares. Um aspeto particularmente interessante é a possibilidade de conduzir camiões, desde que a massa total do veículo não exceda 3,5 toneladas. Esta massa total inclui não só o peso do próprio veículo, mas também o da carga transportada, um fator crucial a considerar para quem utiliza veículos para fins comerciais ou de transporte. Os quadriciclos elétricos da ALKE' foram concebidos para responder às diferentes necessidades profissionais, oferecendo uma alternativa sustentável e versátil aos veículos tradicionais. Com uma carta de condução B, os condutores podem utilizar estes veículos para as operações quotidianas, sem necessidade de licenças adicionais. As viaturas elétricas da ALKE' podem rebocar até 1.350 kg na via pública com uma carta B. Esta capacidade de reboque alarga ainda mais as aplicações dos utilitários elétricos, permitindo-lhes transportar equipamentos, reboques ou cargas diversas de forma segura e legal. No entanto, se as necessidades de reboque excederem este limite, é necessária uma carta de categoria superior.

 

Veículos comerciais elétricos com a carta de condução B

 

Posso conduzir uma carrinha com reboque com uma carta de condução B ou preciso de uma carta de condução C?

É necessária uma carta de condução da categoria C para conduzir veículos comerciais e camiões com peso superior a 3,5 toneladas. Em particular, se uma viatura elétrica exceder este limite de peso e for utilizado para fins profissionais, é necessária uma carta de condução C. No caso específico dos veículos comerciais elétricos da ALKE', basta a carta B. Em contextos privados, como estaleiros de construção ou zonas de empresas, podem ser rebocados até 4.500 kg, o que torna estes veículos extremamente úteis em situações de carga e manuseamento frequentes. Além disso, e não é necessária uma carta de condução. Esta flexibilidade é uma grande vantagem para as empresas que operam em espaços fechados ou privados. A escolha de um quadriciclo elétrico da ALKE' é, portanto, uma solução eficaz para quem procura alto desempenho e versatilidade, sem a necessidade de uma categoria de CNH superior à que já possui.

 

Viatura elétrica com reboque - CNH categoria B

 

Conduzir utilitários de alto desempenho com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria B

Os utilitários elétricos da ALKE', concebidos para um operar com elevado desempenho, podem normalmente rebocar até 990 kg. No entanto, com a opção downgrade, estes veículos podem rebocar 1.350 kg, tal como os modelos mais leves. Esta opção oferece vantagens significativas, como a possibilidade de conduzir o veículo com uma carta de condução de categoria B, muito mais fácil de obter. Além do mais, permite também uma maior flexibilidade operacional para as empresas que necessitam de veículos comerciais para o transporte de mercadorias, permitindo-lhes suportar cargas mais pesadas, mantendo a eficiência e o elevado desempenho dos modelos pesados. A redução do peso de um veículo comercial elétrico oferece uma solução prática para se manter dentro dos regulamentos de condução, aumentando a flexibilidade para os condutores e empresas que utilizam quadriciclos elétricos nas suas operações diárias.

 

Quadriciclo elétrico - Carta Nacional de Habilitação categoria B

 

 

Para receber mais informações sobre os veículos utilitários elétricos da ALKE', escreva uma mensagem abaixo:





Dados processados em conformidade com o Decreto Legislativo 196/03 e o "GDPR" 2016/679