OPEVA - Projeto Europeu - Como aumentar a autonomia do veículo elétrico OPEVA - Projeto Europeu - Como aumentar a autonomia do veículo elétrico

O principal objetivo do projeto OPEVA é acelerar a adoção de veículos elétricos sustentáveis e melhorar a sua implantação no mercado europeu. Para tal, é necessário atribuir um papel central aos múltiplos atores envolvidos no mundo da mobilidade elétrica. A ALKE', enquanto fabricante de veículos elétricos, é um parceiro industrial deste projeto, que reúne uma rede europeia de 37 empresas altamente especializadas (universidades, organismos de investigação e indústria).

Além de aumento da autonomia, os objetivos incluem:

  • Melhoria da eficiência energética da transmissão mecânica
  • Reduzir o consumo de energia, aumentando a flexibilidade na escolha dos percursos
  • Desenvolvimento de técnicas para prever com exatidão a autonomia
  • Melhoria da integração entre o veículo e a rede elétrica
  • Redução do tempo médio de carregamento
  • Expansão da adoção de veículos elétricos

 

Veículo elétrico conectado ao Cloud Connected da ALKE'

Melhorar a penetração no mercado dos veículos elétricos através da otimização da autonomia

O projeto europeu OPEVA (Optimization of Electric Vehicle Autonomy), vem juntar-se às várias iniciativas de inovação realizadas pela ALKE' ao longo dos anos, demonstrando o empenho constante para contribuir para o desenvolvimento do setor da mobilidade elétrica. O principal objetivo deste projeto é acelerar a implantação de veículos elétricos sustentáveis e melhorar a sua difusão no mercado europeu, atribuindo um papel central aos múltiplos atores envolvidos no segmento. Além disso, outra finalidade desta iniciativa é aumentar a autonomia das viaturas elétricas, num mercado onde a sustentabilidade e a otimização dos recursos disponíveis estão na ordem do dia. Isto traduz-se no desenvolvimento de uma unidade de tração mecanicamente eficiente, na melhoria das técnicas de previsão exata da autonomia, na melhor integração entre o veículo e a rede elétrica e no desenvolvimento de tecnologias de carregamento eficientes. A fim de acelerar a difusão do veículo elétrico, o projeto visa desenvolver soluções tecnológicas que envolvam todo o setor da mobilidade elétrica. Um ponto-chave é abordar e analisar os fatores psicológicos limitadores, tais como a ansiedade em relação à autonomia, o preço elevado, as instalações de carregamento limitadas e a duração da bateria. O OPEVA contribuirá para a área a difusão da mobilidade a zero emissões e para uma série de importantes desafios a longo prazo, incluindo o software e a inteligência artificial incorporadas ao veículo, entre outros. O projeto identifica seis áreas tecnológicas e quatro não técnicas que precisam de ser desenvolvidas para passar dos veículos elétricos de combustão convencional para viaturas ainda mais sustentáveis. Os resultados do projeto serão testados no terreno por uma série de players do setor.

 

Otimização da autonomia dos veículos elétricos com o Cloud e a bateria

Tecnologias para aumentar a autonomia dos veículos elétricos

O projeto OPEVA envolve 37 parceiros de 11 países europeus e aproveita a experiência de um forte consórcio que abrange toda a cadeia de produção da mobilidade elétrica (Tier-1, Tier-2, OEMs e fornecedores de tecnologia), que trabalharão em conjunto visando desenvolver soluções inovadoras para tornar as viaturas elétricas do futuro próximo mais eficientes e sustentáveis. O projeto identifica várias áreas atuação para os parceiros. As seis áreas tecnológicas em que se concentrarão as atividades de investigação das empresas do consórcio dirão respeito principalmente à implementação de novas ferramentas e tecnologias desenvolvidas por meio de métodos baseados em dados a bordo e externos do veículo, comunicação com a infraestrutura, sistemas de carregamento, BMS inteligente e controlo dos fatores humanos orientado para o condutor. Além disso, os membros do projeto atuarão em quatro áreas de trabalho não tecnológicas: fatores económicos, aspetos jurídicos e éticos, fatores humanos, fatores sociais e ambientais. Estas áreas devem ser implementadas obrigatoriamente para a transição do veículos elétricos convencionais para veículos ainda mais sustentáveis. Um dos principais objetivos do projeto OPEVA é adotar uma abordagem que encoraje a utilização massiva de veículos elétricos, desenvolvendo soluções concretas para melhorar o seu desempenho e aumentar a sua sustentabilidade, sem negligenciar as necessidades e exigências dos consumidores finais. Os participantes, divididos em grupos de trabalho, colaborarão para desenvolver soluções tecnológicas que envolvam todo o ecossistema do veículo: desde a melhoria da comunicação entre o veículo e a infraestrutura de recolha de dados no sistema back-end, passando pelo desenvolvimento de algoritmos de encaminhamento dinâmico até à melhoria da autonomia. Parte das tecnologias desenvolvidas para otimizar a autonomia será testada nos veículos elétricos da ALKE', que partilhará os seus conhecimentos e tecnologias para garantir a viabilidade dos objetivos propostos.

Opeva cofinanciado pela UE - Partner ALKE'

Para mais informações sobre o projeto OPEVA, visite: www.opeva.eu.
Este projeto é financiado no âmbito da Key Digital Technologies Joint Undertaking (KDT JU) pelo Programa Horizon Europe da União Europeia e das Autoridades Nacionais, ao abrigo do acordo de subvenção 101097267.
As informações e opiniões expressas nesta página Web são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.

 

 

O projeto OPEVA é composto por 37 parceiros:

Alke'
Pertimm
Certx
Ai4sec
Ais
Bitnet
Cisc
Clacd
Cwd'
Erarge
Erg
Esogu
Flashbattery
Icharging
Ifak
Inl
Inovasyon'
Isep
Lge
Loxo
Musoshi
Nxp
Ortem
Powerdale
Sensichips'
Serma
Togi
Tug
Ub
Ugeneve
Ulr
Unipr
UPerugia'
Uwb
Vub
VV
 

 

 

Para obter mais informações sobre como otimizar a autonomia dos veículos elétricos, escreva uma mensagem aqui:





Dados processados em conformidade com o Decreto Legislativo 196/03 e o "GDPR" 2016/679