Break even point - Viaturas elétricas | ALKE'

Break even point - Viaturas elétricas

 

 
Como calcular o Break Even Point das viaturas elétricas em comparação àqueles a gasóleo ou a gasolina?
 

 

Por que comprar uma viatura elétrica?

  • Alta eficiência dos motores elétricos em comparação àqueles a diesel/gasolina
  • Recuperação de energia durante a travagem
  • Baixos custos de funcionamento e manutenção
  • Taxas mais baixas sobre veículos elétricos

 

Ponto de equilíbrio para os veículos elétricos

 

Como calcular o Break Even Point das viaturas elétricas em comparação com um veículo normal a gasóleo ou a gasolina?

Quais reduções de custos anuais podem ser feitas com uma viatura elétrica em comparação com um veículo a gasolina ou a gasóleo? Esta questão é frequentemente colocada quando se começa a avaliar a transição de um veículo de combustão para um elétrico. Os parâmetros considerados para o cálculo são o custo da viatura elétrica, da bateria e a sua duração em anos, e o mesmo se aplica para os custos do veículo a gasóleo e as horas do seu uso por ano. As versões elétricas são normalmente mais caras que as versões de combustível tradicional, mas a eletricidade custa muito menos do que o combustível. Claro que, por uma questão de simplicidade, não consideramos uma série de outros fatores que poderiam influenciar o cálculo do ponto de equilíbrio, tais como os custos de manutenção e de seguros, além de possíveis eco-incentivos. Não podemos esquecer que conduzir um veículo elétrico é, acima de tudo, uma escolha amiga do ambiente.

 

Parâmetros para o cálculo do Break Even Point de uma viatura elétrica

Vejamos um exemplo prático: compramos uma viatura elétrica com uma bateria de lítio a um preço de 30000 euros (+ impostos). O custo do conjunto de baterias é de 10000 euros e duram cerca de 8 anos. Para a comparação, utilizaremos um veículo a gasóleo da mesma categoria cujo preço é de 16000 euros, com uso do veículo de 5 horas por dia, 5 dias por semana e 11 meses por ano. Neste caso, o ponto de equilíbrio ocorre depois do terceiro ano.
Eis outro exemplo: compro um veículo elétrico com uma bateria de chumbo ácido a um preço de 25000 euros (+ impostos). O custo do conjunto de baterias é de 3000 euros. A bateria dura cerca de 3 anos. Consideremos então um veículo a gasóleo da mesma categoria cujo preço é de 16000 euros. Utilizo o veículo 5 horas por dia, 5 dias por semana e 11 meses por ano. Mais uma vez, o Break Even Point ocorre após o terceiro ano.

 

Preço da viatura elétrica
Custo do conjunto de baterias
Duração da bateria em anos
 
Preço do veículo a gasóleo
   
 
Quanto irei utilizar o veículo nos próximos anos?
Horas por dia   
Dias por semana
Meses por ano

Horas de utilização do veículo por ano 1.196



 

Break Even Point - Veículos elétricos

  Veículo elétrico Veículo gasóleo
2022 € 18.000 € 16.000
2023 € 18.682 € 20.412
2024 € 19.365 € 24.825
2025 € 20.047 € 29.237
2026 € 23.730 € 33.650
2027 € 24.412 € 38.062
2028 € 25.095 € 42.474
2029 € 25.777 € 46.887
2030 € 29.460 € 51.299
2031 € 30.142 € 55.712
2032 € 30.825 € 60.124

 

Como interpretar o resultado?

No momento da compra, o preço de um veículo elétrico é superior ao de um veículo a combustível fóssil, mas, nos anos seguintes, dado o elevado custo do combustível, o custo operacional de uma viatura elétrica é menor. Além disso, recarregar a viatura elétrica com energia produzida por centrais de energias renováveis pode encurtar o tempo necessário para atingir o ponto de equilíbrio.

 

Ponto de equilíbrio entre a viatura elétrica e a gasolina/gasóleo

 

Fatores que diminuem o ponto de equilíbrio das viaturas elétricas:

Alta eficiência dos motores elétricos: os motores elétricos a excitação são utilizados pelos utilitários da ALKE' oferecem uma eficiência energética teórica de cerca de 85%: este é o ponto de partida que tornou possível um resultado verdadeiramente notável. Recuperação de energia durante a travagem: durante a travagem, os motores elétricos trifásicos das carrinhas ALKE' ATX geram energia ao se transformarem em dínamos. Esta energia, que de outra forma seria desperdiçada em calor dos travões, é enviada para as baterias de tração, proporcionando um consumo médio 30% mais baixo e aumentando a autonomia e eficiência energética geral do veículo. Baixos custos de funcionamento e manutenção: em geral, os custos de manutenção dos veículos elétricos são muito inferiores aos de um motor gasóleo a gasolina equivalente, e isto ocorre por a mecânica ser mais simples.

 

Análise do ponto de equilíbrio dos veículos elétricos

Ponto de equilíbrio para veículos elétricos: o gráfico típico de ponto de equilíbrio (ou BEP) para carros elétricos é um gráfico de escada. A linha de custo é quase horizontal, pois o custo da eletricidade utilizada é muito baixo. O desperdício de energia foi reduzido tanto quanto possível, e a energia entregue durante um dia inteiro de trabalho pelo conjunto de baterias de um veículo elétrico é igual à contida em 1,1 litros de gasolina, ou seja, com tão pouca energia é possível transportar até 600 kg durante cerca de 70-100 km. Este é um resultado quase que inalcançável para um veículo normal a gasolina.

 

Comparação de custos entre veículos elétricos, gasóleo e gasolina

 

 

Para mais detalhes sobre o cálculo do BREAK EVEN POINT, escreva-nos uma breve mensagem:





Dados processados em conformidade com o Decreto Legislativo 196/03 e o "GDPR" 2016/679

 

 

Custos de energia utilizados para fazer os vários cálculos do BEP
custo da eletricidade: 0.29 € kWh *
custo gasóleo/gasolina: 2 € litro *

 

(*)   Custos de referência para combustível/eletricidade: preços do mercado italiano, março de 2022, e os preços dos veículos comparados são sem impostos (IVA).

(**) O cálculo é puramente indicativo, os dados apresentados podem não estar atualizados em relação à situação atual.

 

 

 

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