Como calcular a inclinação de uma subida? - Descubra o o veículo elétrico ideal para encará-las Como calcular a inclinação de uma subida? - Descubra o o veículo elétrico ideal para encará-las

Como calcular a inclinação de uma subida?

Um parâmetro muito importante na escolha do veículo elétrico ideal para o seu negócio é o cálculo da inclinação da subida, que ajuda a entender qual meio a zero emissões que se adapta melhor às subidas e ao terreno onde ocorre a operação.

Para calcular na prática o percentual de inclinção máxima superável é muito simples:

  • Se percorro 100 centímetros e subo 30 centímetros o percentual de inclinação é de 30%.
  • Coloque um bastão de 1 metro na horizontal e meça com um fio e uma bola de chumbo a distância entre o bastão e o solo no fim do metro.
  • A inclinação máxima superável para veículos é medida em percentual.
  • A inclinação em percentagem é diferente daquela em graus: uma subida de 100% têm 45º.
Alke' - cálculo inclinação de uma subida

Inclinação em percentagem e em graus

Inclinação em percentagem Inclinação em graus Tipo de veículo
5% 2,86 graus qualquer veículo elétrico
10% 5,71 graus qualquer veículo elétrico
15% 8,53 graus qualquer veículo elétrico
20% 11,31 graus veículos elétricos Alke'
25% 14,04 graus utilitários Alke' ATX 340E
30% 16,70 graus Veículos elétricos ATX 320E
35% 19,29 graus offroad elètrico Alke' ATX 330E
até 100% até 45 graus veículos offroad 4x4

 

Viaturas elétricos Alke' - Como calcular o percentual da inclinação de uma subida?

 

A inclinação máxima superável não é o único parâmetro importante.

É necessário considerar também o comprimento da subida: superar uma com distância entre 10 e 15 metros como, por exemplo, uma rampa de garagem ou mesmo dentro de um hospital é completamente diferente de encarar uma inclinação numa colina com centenas de metros de extensão.

Incrível: veja um todo-o-terreno elétrico da ALKE' em ação!

 

Veículos e subidas:

Frequentemente nossos clientes perguntam qual é o veículo elétrico que melhor se adapta às condições de terreno e de inclinação segundo aquilo que se apresentam nas suas respectivas operações. Veja abaixo quais modelos da linha ATX são apropriados para as mais diferentes aplicações:

Rampas de garagem Os veículos elétricos Alke' ATX 310E e ATX 310E não enfrentam nenhum problema de performance nesta situação.
Aterro do rio Nestas condições os meios elétricos Alke' da linha ATX são capazes de subirem a inclinação sem dificuldades, mesmo partindo parados.
Inclinações de até 35% em sítios industriais Os utilitários elétricos Alke' ATX 340E representam a melhor opção neste caso.
Subidas de dunas Para os terrenos arenosos recomendamos os veículos elétricos Alke' off-road ATX 330E.
Trilhas montanhosas com desnível de 400 m Neste caso é necessário contar com um veículo preparado para aplicações todo-o-terreno, como o ATX 330E.
Estradas de terras A Alke' recomenda para aplicações em estradas de terra o veículo elétrico ATX 330E.
Inclinações maiores de 40% Neste caso são utilizados os veículos a gasóleo.

 

Veículos elétricos Alke' - Como calcular a inclinação de uma subida?

Conselhos para encarar as subidas offroad

Além do percentual de inclinação da subida que o veículo tem de encarar, outro elemento importante é conhecer o terreno para avaliar o modelo ideal para a aplicação, uma vez que a estrada de terra apresenta mais dificuldades para a circulação do que aquelas pavimentadas.

 

Tipo de subida Descrição
Subidas asfaltadas Este tipo de inclinação é a mais fácil de encarar porque a potência deve ser constante durante a subida.
Inclinações em terrenos fora de estrada com buracos A presença de buracos aumenta a inclinação e exige mais do veículo em termos de potência e torque.
Subidas íngremes a escada Os "lances" da escada nestas subidas aumentam a inclinação se são superiores a 7 cm. Neste caso é necessário a construção e instalação de binários para fazer com que a subida seja constante.
Subidas íngremes com curvas. A curva é um ponto crítico de uma subida, pois, é difícil de, através de um impulso, ganhar potência antes da inclinação. Logo, é necessário calcular a inclinação desta posição também.